Campanhas educativas têm motivado conscientização para um trânsito mais seguro, em Rondônia - RONDONIA 319

728

Campanhas educativas têm motivado conscientização para um trânsito mais seguro, em Rondônia

Share:

Com apoio da BPTrans e CBMRO, Detran-RO realiza ações educativas semanalmente em Porto Velho

Porto Velho, RO - A iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em tornar o trânsito mais seguro está sendo evidenciada pela população, e apresenta redução no número de sinistros em Porto Velho, de acordo com dados da Seção Operacional do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran). O Governo de Rondônia tem reforçado as ações voltadas para a educação no trânsito com campanhas desenvolvidas pela Autarquia, a exemplo da “Sua Vida Vale Mais” e “Respeite Meu Espaço” para conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de que as boas atitudes no trânsito salvam vidas.

O empresário Ubirajara Júnior, frequentador do Espaço Alternativo, em Porto Velho, relatou que, a organização e a sinalização do local, promovida pelo Departamento, geraram um impacto positivo no trânsito. “Agora este espaço está mais seguro para todos.

O pedestre está andando na via do pedestre, o ciclista na ciclovia, e cada um está respeitando o seu espaço. Não presenciei mais acidentes aqui. Você percebe que as pessoas se respeitam mais com esse tipo de organização, isso demonstra que o Detran-RO está cuidando de nós”, enfatizou.

Governo de Rondônia tem reforçado as ações voltadas para o trânsito

O técnico em edificações, André Pedroso, aprova as ações educativas da Autarquia. “Além da ação ‘Respeite Meu Espaço’, fui abordado em blitz, e considero relevante que, o Detran-RO fortaleça suas ações com foco na educação, fazendo com que os agentes de transformação sejam as pessoas que estão no trânsito. É surpreendente ver o pessoal respeitando os espaços, as sinalizações”.

CAMPANHA

Durante a execução de uma blitz educativa da campanha “Sua Vida Vale Mais”, realizada na esquina das ruas Abunã e Elias Gorayeb, a proprietária de um restaurante, Alzira Nogueira Chaves, expressou seu apoio à iniciativa, ressaltando a importância da ação. Alzira compartilhou sua experiência, destacando os frequentes acidentes ocorridos em frente ao seu estabelecimento e enfatizando a necessidade de campanhas educativas contínuas.

Para as amigas Greyciane Villar e Núbia Lopes, frequentadoras do Espaço Alternativo, aprovam as ações do Detran-RO, em Porto Velho. “É importante que haja essa manutenção de ações educativas, porque o que a gente vê é que, quando tem a presença do Detran-RO nas ruas há o respeito, há a obediência, e nos sentimos mais seguras em todos os espaços. Parabenizo a Autarquia pela iniciativa e presença, e torcemos que a população se conscientize e ainda, se habitue a respeitar os espaços e normas para um trânsito seguro para todos”, avaliou a advogada, Greyciane Villar.

PARCERIAS

Dados da Seção Operacional do BPTran apresentam uma redução significativa no número de acidentes fatais. Isso se deve ao início das diversas operações do Detran-RO, como “Sua Vida Vale Mais”, “Disque Vida”, “Operação Corta Giro”, e “Respeite Meu Espaço”; todas em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito. Essas operações, aliadas às fiscalizações rotineiras, têm se mostrado eficazes no controle e prevenção de acidentes nas vias. Essas ações permitem o mapeamento das áreas com maiores índices de sinistros, direcionando a fiscalização e as atuações educativas para as localidades que mais necessitam.

O diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes frisou que, a parceria estratégica entre o Detran Rondônia e a Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tem obtido resultados no primeiro trimestre de 2024. As ações conjuntas, que incluem as educativas, operações intensivas e fiscalização rotineira, resultaram em uma redução de 43% no número de mortes no trânsito da Capital, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

População destaca medidas que reforçam a segurança no trânsito

“O objetivo das ações educativas é zerar o número de mortes e feridos no trânsito rondoniense, e a equipe está trabalhando com afinco para alcançar esse resultado”, enfatizou Léo Moares.

O governador Marcos Rocha salientou que, o “Governo de Rondônia tem empenhado recursos financeiros na segurança viária. Sendo uma prioridade para gestão estadual, a redução das mortes no trânsito, e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, destacoua.

PNATRANS

As ações educativas da Escola Pública de Trânsito (EPTran) fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ao qual a Autarquia aderiu em 2022. O Pnatrans se alinha às iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana; e estabelece metas à redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por de veículos, de 2018 a 2028.

AÇÕES E RESULTADOS

As ações educativas do Detran-RO, também contam com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), dentre elas estão:Sua Vida Vale Mais: conscientização sobre a importância da responsabilidade no trânsito, nas vias de maiores índices de sinistros.
Disque Vida: combate à embriaguez ao volante, especialmente, durante o período de Carnaval.
Operação Corta Giro: fiscalização de manobras perigosas, como o “rolezinho”.
Respeite Meu Espaço: foco na segurança de pedestres e ciclistas.

Nenhum comentário