728

EXCELÊNCIA - Saúde lança pesquisa para medir satisfação do usuário sobre os serviços e atendimento profissional

Share:

Consulta sobre o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde é a primeira de uma série que será divulgada pela Semusa


Pesquisa pode ser respondida on-line ou presencialmente nas unidades

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) quer medir o nível de satisfação da população de Porto Velho quanto aos serviços prestados e também sobre o atendimento dos profissionais de saúde. Para isso, uma série de pesquisas serão divulgadas nos próximos meses. A primeira busca saber sobre o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e já está disponível para ser respondida pelo usuário neste link.

O ACS é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Entre as atribuições do ACS está a visita nas residências, dentro de sua área de atuação, registros da população em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde, além de anotar possíveis problemas que possam ser identificados na residência.

O Agente também orienta as pessoas em relação à saúde, e encaminham às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou outros locais de atendimento sempre que necessário. A rede municipal de saúde conta com 500 desses profissionais, entre zona urbana e rural.

A pesquisa para pedir o grau de satisfação do agente comunitário é bem curta e rápida para ser respondida. Na maioria das questões, o usuário vai apenas selecionar a opção desejada, conforme apontada na tela.

O arquivo pode ser respondido através do próprio smartphone ou pelo computador. O usuário que não tiver acesso à internet e/ou preferir responder pessoalmente, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para participar da pesquisa de forma presencial.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica da Semusa (DAB), Fabíola Barros, “esta é uma ação que busca o melhor andamento das ações e serviços em saúde, otimização os processos de trabalho da atenção básica, pensando na população, que é nosso público-alvo na entrega dos resultados”.

Eliana Pasini, secretária da Semusa, explica que o resultado das pesquisas vai ser utilizado para alinhamento das ações e melhoria dos serviços. “A gente trabalha para a população e precisamos saber a opinião do nosso serviço. Assim, podemos corrigir rotas e aprimorar nosso fluxo de trabalho. Temos mais pesquisas preparadas e vamos divulgar gradativamente”.

Texto: Luciane Gonçalves Foto: SMC

Nenhum comentário