Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes - RONDONIA 319

728

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Share:

Mãe dos gêmeos Lucas e Leonardo, Maria Jucineia motiva os filhos nos estudos

Porto Velho, RO - A dedicação de Maria Jucineia da Silva Neves, 36 anos, que começou o curso Técnico em Administração, no primeiro semestre de 2024, é redobrada. Além de cuidar da família, a aluna do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) quer motivar o filho Lucas da Silva, de 18 anos, a seguir na capacitação profissional. Lucas tem deficiência auditiva e faz o Curso Técnico em Marketing, com o auxílio da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), da instituição de ensino profissionalizante.

A dona de casa, moradora do Bairro Nova Esperança, em Porto Velho, sonha em abrir o próprio negócio e destacou que, apesar das dificuldades, o filho é um dos motivos para não desistir. Embora reconheça as dificuldades, Jucineia descartou a possibilidade de deixar para trás os planos de empreender. Seu objetivo é deixar o legado para os herdeiros.

Leonardo da Silva, gêmeo de Lucas, fez o curso de Auxiliar Administrativo com a mãe e o irmão. O caçula Luan da Silva, de 14 anos, não dispensa a possibilidade de seguir os passos da mãe e irmãos na educação profissional, mas seu foco atualmente é o desenho. O adolescente é autodidata no mundo das artes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação profissional é um benefício acessível para quem busca a inserção no mercado de trabalho e beneficia cidadãos de diferentes faixas etárias, que sonham em construir uma carreira de sucesso. “Com a expansão do ensino profissionalizante em todas as regiões do Estado, o Governo incentiva a população a se capacitar profissionalmente, e muitas mães estão vencendo os desafios do mercado de trabalho para fortalecer o orçamento familiar”, ressaltou.

Educação profissional contempla mães e filhos

Se depender de incentivo, os jovens têm um futuro promissor. Pelo menos a mãe transmite sempre motivação. “Vou continuar estudando, mesmo com obstáculos. Quero fazer os meus filhos entenderem que não podemos desistir e que na vida nada será fácil. Tudo exigirá de nós esforços para que lá na frente, quando olharmos para trás, possamos dizer: ‘Não foi fácil, mas consegui. Eu venci.’”, disse Maria Jucineia.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Tendo como meta, o fortalecimento e expansão da qualificação da mão de obra, o Idep oferta cursos gratuitos em diferentes áreas, motivando quem busca ocupar postos de trabalho ou abrir o próprio negócio. A presidente do Instituto Profissionalizante, Adir Josefa de Oliveira ressalta que a formação profissional está ajudando muitas famílias, inclusive, mulheres que buscam autonomia financeira.

Os cursos do Idep mais procurados pelo público feminino são:

Técnico em Secretaria Escolar
Artesanato
Biscuit
Bordado a Mão
Designer de Sobrancelhas
Penteado
Tranças
Manicure e Pedicure
Massagem para os Pés
Boas Práticas de Copeira Hospitalar
Boas Práticas para Merendeira

Nenhum comentário