728

Projeto Viver Ativo estimula a vitalidade de idosos em Porto Velho

Share:

Prefeitura de Porto Velho oferece atividades gratuitas durante toda a semana em três polos da capital

Porto Velho, RO - Atividade física é uma forma de contribuir para uma boa saúdeCada vez mais, pessoas idosas veem na atividade física uma forma de contribuir para uma boa saúde. O envelhecimento é um processo natural que faz parte da vida de todas as pessoas. Pensando nisso, que projeto Viver Ativo, realizado pela prefeitura de Porto Velho, promove o aumento da autoestima e da qualidade de vida dos idosos.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) oferece de forma gratuita atividade física orientada para os idosos em três pontos na capital: Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), Quadra Sérgio Carvalho (Esperança da Comunidade) e hidroginástica no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

DEPOIMENTO

Aos 72 anos, Clidenor Carriço participa do projeto há dois anos. Ele garante que a vida mudou para melhor quando começou a viver ativamente com as diferentes atividades que são desenvolvidas durante as aulas, que são realizadas duas vezes por semana. “Aqui no Viver Ativo eu sou feliz. Tem melhorado a nossa saúde, o nosso bem-estar e principalmente a vontade de viver. Agradeço todos os dias à Prefeitura por proporcionar esse projeto tão maravilhoso”, disse o aluno.


Maria do Carmos pratica atividades no projeto há mais de dois anos

A aluna Maria do Carmos Goes, de 73 anos, conta que pratica atividades no projeto há mais de dois anos e atualmente frequenta a turma de terças e sextas-feiras no Ginásio Dudu. “A qualidade de vida melhorou muito nesse sentido, porque a gente vai envelhecendo e vai ficando mais difícil fazer novas amizades. Aqui no Viver Ativo eu tenho a oportunidade de fazer exercícios e ainda fazer novos amigos”, conclui.

Outro aluno o projeto é Luismar Sarmento, de 63 anos, que também frequenta o espaço há mais de um ano e conta que a proposta o ajuda de diferentes formas. “Pra mim é um projeto muito bom, não só com exercícios, mas também com a saúde mental, eu me sinto bem junto com o grupo e gosto de interagir com todos eles. A professora Patrícia é maravilhosa e a Prefeitura está de parabéns”.

Além de possibilitar que pessoas da melhor idade se exercitem, o projeto tem como objetivo trabalhar o aspecto social dos participantes. A professora, Patrícia Lemos, destaca a que a atividade física auxilia esses alunos ao tirá-los do sedentarismo. “Nossos idosos melhoram a qualidade de vida e ainda melhoram a parte social, porque eles se sentem importantes, então a gente desenvolve esse trabalho de socialização. Eu sinto orgulho de fazer parte de tudo isso”.

ACOMPANHAMENTO


O trabalho com os idosos é desenvolvido por profissionais

O trabalho com os idosos é desenvolvido por profissionais de Educação Física e Fisioterapeuta, buscando melhorar a flexibilidade, força, coordenação, resistência e muitas outras habilidades.

O projeto conta ainda com o acompanhamento de psicólogo e nutricionista que realiza palestras referentes a uma alimentação saudável. Segundo a secretária da Semes, Ivonete Gomes, nos últimos anos o projeto vem crescendo e atendendo muitos idosos de Porto Velho, que estão buscando viver melhor.

“A Prefeitura de Porto velho, com o Viver Ativo, busca proporcionar atividades que proporcionem aos idosos momentos de integração social, através de práticas corporais e recreativas, visando a melhora da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional dessas pessoas”, finaliza.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário