728

Símbolo de reconhecimento institucional, Medalha de Bons Serviços é outorgada a 40 colaboradores do MP

Share:

Honraria celebra a dedicação, produtividade e zelo empregados pelos integrantes na execução das atividades laborais e promoção da Justiça

Porto Velho, RO - Símbolo de reconhecimento institucional pela excelência no exercício funcional no âmbito do Ministério Público de Rondônia, a Medalha de Bons serviços foi outorgada nesta segunda-feira (23/10) a 40 servidores da Instituição, lotados na Capital e interior do Estado, em cerimônia realizada no edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.

A honraria celebra a dedicação, produtividade e zelo empregados pelos integrantes na execução das atividades laborais e promoção da Justiça junto à sociedade. A solenidade abriu o calendário de celebrações da Semana do Servidor Público – cuja data referência é 28 de outubro.

A cerimônia de entrega da distinção foi presidida pelo Presidente do Conselho da Medalhas, Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que destacou a qualidade do trabalho prestado pelos colaboradores do MP rondoniense – membros e servidores, a quem atribuiu o avanço, a solidez e a proeminência institucional no cenário nacional.

“O Ministério Público de Rondônia é um corpo, um conjunto de pessoas que atuam de forma interdependente para, de maneira unida, entregar serviços à população. Agradeço a cada um dos senhores pelo empenho”, afirmou.

Instituída pela Lei nº 1.453/2005, a Medalha de Bons Serviços é destinada a servidores que tenham desempenhado, com louvor, efetivos serviços, pelo período de 10 anos - Grau Bronze; 20 anos - Prata; 30 anos - Ouro e 40 anos - Diamante. Este ano, a Instituição condecorou 40 integrantes, sendo 11 no Grau Ouro; 4 no Grau Prata e 25 no Bronze.

Os homenageados receberam a honraria das mãos do Presidente do Conselho, o Procurador-Geral de Justiça, e de mesa com formação plural – membros e representantes de servidores, num ato de reconhecimento transversal, emitido pela Instituição.

Homenageados - Falando em nome dos homenageados, o Promotor de Justiça Matheus Gonçalves Sobral, que ingressou na Instituição em 2003, como componente do quadro de servidores, sublinhou a satisfação em receber a Medalha de Bons Serviços no Grau Prata. Na ocasião, pontuou que da feliz trajetória cumprida até os dias atuais colhe como maior legado as relações humanas.

“Quando recebi o memorando que informava a homenagem, tive a grata satisfação de perceber que era o único membro a ser agraciado em 2023. No documento, constava a feliz circunstância do ingresso como servidor. E é assim que me sinto até hoje – servidor do Ministério Público de Rondônia. Muito obrigado”, afirmou.



Condecorada com a honraria no Grau Ouro, a servidora Diana Rodrigues de Freitas se disse emocionada com o reconhecimento da carreira, iniciada a partir da lotação na Comarca de Santa Luzia do Oeste. “É muito gratificante ver uma mãe chegar ao MP, com uma criança pequena, pedindo ajuda e conseguir o remédio para um filho. É renovador ajudar um idoso, uma pessoa com deficiência. Fazer parte disso é uma grande realização”, afirmou a integrante, hoje atuando em Cacoal.


Discursos – Coordenando a Comissão de Medalhas, o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, ressaltou a rigorosa observância de critérios previstos na lei para que a honraria fosse concedida, destacando que todos os agraciados foram absolutamente merecedores da outorga. “É sempre importante destacarmos a relevância do servidor público, que serve, primeiramente, à sociedade e, depois, à Instituição. Estendo a todos as nossas homenagens”, afirmou.

Também presente, o Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, enfatizou o grande capital humano que compõe o MP rondoniense, afirmando ser a valiosa contribuição dos integrantes a ferramenta responsável pelos resultados institucionais. “Somos todos trabalhadores da mesma obra. Não há Ministério Público forte sem servidores comprometidos. Obrigado e parabéns a todos”.

A solenidade de entrega das Medalhas teve na mesa de honra os Procuradores de Justiça Cláudio José de Barros Silveira (Corregedor-Geral); Ivo Scherer; Airton Pedro Marin Filho; Carlos Grott, além do Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges, e do Presidente do Sindicato dos Servidores do MPRO, Joaquim Limeira.

Palestra – A cerimônia foi precedida pela Palestra do consultor Ronaldo Moura, com o tema Servidor Público - Propósito e Missão. Na abordagem, o palestrante falou sobre a atuação do servidor público, um trabalho revestido de invisibilidade, mas que, conforme pontuou, constitui a estrutura da sociedade.


Café da manhã - Mais cedo, os colaboradores se confraternizaram em um café da manhã, quando foram cumprimentados por integrantes da Administração Superior. Dentre outros membros, o Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges, fez um reconhecimento ao trabalho dos profissionais, destacando a dedicação e comprometimento dos servidores em entregas importantes que têm marcado o período pós-pandemia da Instituição.

Pontuando o clima organizacional do MP rondoniense, lembrou o bom trato e perfil alegre dos integrantes do quadro funcional. “Recebam nossas homenagens e agradecimentos por tudo que os senhores têm realizado pelo Ministério Público e pela sociedade”, afirmou.

Veja a lista dos homenageados

Fonte: MP/RO

Nenhum comentário