728

Ministério Público de Rondônia empossa Valdemir de Jesus Vieira como Procurador de Justiça

Share:

MP conta, atualmente, com 24 membros atuando em segundo grau, afirmando direitos e contribuindo para Justiça e pacificação de conflitos

Porto Velho, RO - O Colégio de Procuradores do Ministério Público de Rondônia deu posse nesta quarta-feira (11/10) a Valdemir de Jesus Vieira como novo integrante do órgão, em solenidade realizada na sede da Instituição, em Porto Velho. O novo Procurador de Justiça se junta a outros 23 membros que, em segundo grau de jurisdição, atuam para afirmar direitos e contribuir decisivamente para a Justiça e pacificação de conflitos sociais.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, tendo sido prestigiada, de modo presencial e virtual, por membros do Poder Executivo, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO).

O empossado foi oficialmente investido no cargo após cumprir o rito de juramento e assinatura do termo de posse, sob a condução do secretário do Colégio, Procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira. Em seguida, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Púbico de Rondônia – Grau Grã Cruz.

Ivanildo de Oliveira recepcionou o novo Procurador, cumprimentando-o pela ascensão ao nível mais alto da carreira, após quase 30 anos de serviços prestados ao MP rondoniense. O Procurador-Geral elogiou o caráter reto e voltado ao trabalho do colega, lembrando tê-lo sucedido na comarca de Alta Floresta do Oeste, primeira lotação de ambos, ainda na década de 90, um período marcado pela estrutura incipiente de órgãos da Justiça, mas já caracterizado por grandes embates em favor da sociedade. “Vossa Excelência é um exemplo de membro do Ministério Público brasileiro. O Colégio de Procuradores o abraça. Seja muito bem-vindo”, afirmou.

A competência do novo membro do colegiado também foi sublinhada pelo Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, que, ao saudar o empossado, discorreu sobre o empenho exercido ao longo de sua vida funcional. Em especial, citou a passagem do integrante pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (Ato Infracional), quando teve uma atuação reconhecida junto ao sistema socioeducativo. “Em nome da Associação, desejo-lhe votos de ainda mais sucesso em sua caminhada de prosperidade”.

Ainda durante a cerimônia, o novo Procurador recebeu os cumprimentos do Procurador-Geral do Estado, Tiago Denger, representando o Governo de Rondônia, e da Secretária-Geral do OAB, Aline Silva.



Discurso – Em discurso sucinto, Valdemir Vieira falou à família, servidores e membros do Ministério Público de Rondônia, dirigindo-se também à sociedade. O novo integrante do Colégio de Procuradores lembrou sua origem ribeirinha e as dificuldades para cursar os estudos. Nascido na comunidade de Nova Esperança, no Baixo Madeira, disse ter enfrentado adversidades impostas pela estrutura limitada da localidade, intempéries que, conforme disse, não foram superiores ao desejo de vencer os desafios.

O empossado falou do ingresso no Ministério Público de Rondônia, em 1994, e do exercício da função, sempre à luz da Constituição e das leis, ao longo de 29 anos de atuação.

Fazendo breve retrospecto de sua trajetória, agradeceu à família, membros e servidores do MP, prometendo levar para o segundo grau o comprometimento e empenho que o acompanharam na primeira instância.

“Se a longa jornada nos trouxe embate e inquietação com o novo que se aproxima, ela também nos fortalece e nos concede sobriedade e experiência para lutar contra as injustiças e reafirmar o nosso compromisso com o trabalho, com o respeito às leis, instituições, pessoas e honestidade de propósitos”, destacou.

Carreira - O novo integrante do Colégio de Procuradores foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, por unanimidade, pelo critério de antiguidade, durante a 630ª sessão do Conselho Superior do MPRO, realizada em 9 de outubro. O membro assumirá a 2ª Titularidade da 5ª Procuradoria de Justiça.

Valdemir Vieira foi aprovado no VII Concurso do Ministério Público de Rondônia, tendo tomado posse em agosto de 1994. Atuou nas Promotorias de Justiça de Alta Floresta do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná.

Em Porto Velho, teve expressiva atuação na 1ª Vara Criminal; Tribunal do Júri e na Infância e Juventude.

Autoridades - A solenidade de posse teve a presença do Defensor Público-Geral do Estado, Victor Hugo Souza; da Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-14ª Região), Maria Cesarineide de Souza Lima; do Subcomandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Glauber Ilton de Sousa; do Corregedor-Geral dos Bombeiros Militares, José Constantino, entre outras autoridades.

Fonte: MP/RO

Nenhum comentário