728

SAÚDE - Ambulancha garante atendimento de urgência e emergência para distrito de São Carlos e proximidades

Share:

Veículo também vai atender as comunidades Resex do Cuniã, Bom Será, Cavalcante, Brasileira e Nazaré


Ambulancha vai garantir mais agilidade nos atendimentos

A população de São Carlos e proximidades agora conta com mais segurança e facilidade para receber atendimento em casos de urgência e emergência. A Prefeitura de Porto Velho entregou, na sexta-feira (16), uma ambulancha para atender o distrito e as comunidades Resex do Cuniã, Bom Será, Cavalcante, Brasileira e Nazaré.

Fabricio Jurado, secretário-geral de governo, participou da solenidade em nome do prefeito Hildon Chaves. “Essa ambulancha vai poder atender toda essa região do baixo Madeira. Em nome do prefeito Hildon Chaves, quero dizer à população ribeirinha que a Prefeitura vai continuar investindo nessa região”.

Veículo foi adquirido através de parceria do Município, Estado e LegislativoVeículo foi adquirido através de parceria do Município, Estado e Legislativo

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, ressaltou que a pasta atua para oferecer serviços de saúde de qualidade em toda a extensão do município de Porto Velho. “Nós temos em Porto Velho 13 distritos e várias comunidades adjacentes que têm atendimento na área da saúde. É uma abrangência muito grande, nós temos uma área enorme para cuidar. Aqui no baixo Madeira nós temos três distritos e várias comunidades, e é de suma importância melhorar o acesso a essa população, para que ela possa ser atendida em tempo necessário. A nossa luta realmente é para garantir um acesso mais rápido possível para a comunidade”, afirma.

AMBULANCHA

A ambulancha é do tipo F, com capacidade para oito pessoas, espaço para uma maca, banheiro, iluminação própria para navegação noturna, rede de oxigênio, equipamentos para sutura, imobilização, mobiliário e mais.

O veículo custou R$450 mil, e foi adquirido através de um convênio firmado entre a Prefeitura, Governo do Estado e repasses de emendas do deputado estadual Alan Queiroz. “Para a gente é um motivo de muita alegria e emoção, porque nós sabemos o quanto é difícil a realidade do povo ribeirinho. Se o equipamento tiver condição de salvar pelo menos uma vida, já valeu o investimento e o esforço. Eu tenho certeza que a ambulancha vai poder ajudar muitas pessoas, não só à São Carlos, mas também às comunidades vizinhas”, destacou o deputado.

HOMENAGEM

O veículo foi batizado pela comunidade com o nome de Sr. Lima, profissional de saúde que durante muitos anos prestou serviços na Unidade de Saúde da Família do distrito de São Carlos.

A enfermeira Regileide Ribeiro, que trabalha na comunidade há mais de 20 anos, trabalhou ao lado do Sr. Lima e falou do colega com carinho e gratidão. “O seu Lima era considerado como médico, enfermeiro, curandeiro, o tudo da comunidade. E ele fazia jus pelo conhecimento empírico, a prática e a vivência de trabalho. Ele era auxiliar de enfermagem, mas o povo considerava ele muito mais, porque ele resolvia todas as emergências que chegavam aqui, e todas que chegavam saiam com uma melhora inexplicável. Isso era uma revolução na saúde dentro de São Carlos, ele se tornou um mito muito grande na população, porque era muito prestativo e vivia para a saúde”, lembrou.

Entrega de Ambulancha para distrito de São Carlos

Texto: Semusa Foto: Wesley Pontes

Nenhum comentário