Sistema de pedágio eletrônico Free Flow será implantado na BR-364 em Rondônia




O trecho da BR-364 concedido à iniciativa privada em Rondônia, conhecido como Rota Agro Norte, entre Porto Velho e Vilhena, deverá receber o sistema de pedágio eletrônico Free Flow, operado pela concessionária Nova 364. O modelo elimina praças físicas de pedágio e permite que os veículos passem pelos pórticos sem necessidade de parada.

De acordo com a concessionária, sete pórticos serão instalados no trecho entre Candeias do Jamari e Pimenta Bueno. A cobrança ainda não começou e só será autorizada após a Agência Nacional de Transportes Terrestres validar a entrega das melhorias iniciais previstas em contrato, como pavimentação, sinalização e serviços operacionais.

O sistema registra automaticamente a passagem dos veículos, identificando horário e categoria, e calcula o valor devido. O pagamento poderá ser realizado pelo aplicativo da concessionária, pelo site oficial ou em totens disponíveis nas bases de atendimento ao usuário. O prazo para quitação é de até 30 dias após a passagem pelo pórtico.

Motocicletas serão isentas de cobrança. Veículos equipados com tag terão descontos, incluindo abatimento básico para autos e caminhões e benefícios progressivos para usuários frequentes que realizarem múltiplas passagens no mesmo pórtico e sentido ao longo do mês.

Caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo, o motorista poderá ser autuado por evasão de pedágio, infração considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A concessionária informa que já investiu mais de R$ 360 milhões em ações como recuperação do pavimento, sinalização, conservação, implantação de 14 bases operacionais, atendimento ao usuário, serviços de guincho e ambulância, além da ampliação do sinal 4G ao longo do trecho concedido.

O lote da Rota Agro Norte compreende 686,7 quilômetros da BR-364, atravessando dez municípios de Rondônia. A rodovia é estratégica para o escoamento da produção agrícola do estado e do sul do Mato Grosso, conectando-se aos portos de Porto Velho e à hidrovia do Rio Madeira. O contrato prevê ainda obras de duplicação, implantação de terceira faixa e outras intervenções voltadas à segurança e à fluidez do tráfego.

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