Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - RONDONIA 319

728

Semusa realiza a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Share:

Objetivo é conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais com foco na promoção à saúde do trabalhador

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), com o tema “Abril Verde: Segurança no Trabalho”. O evento é voltado para a orientação dos profissionais com foco na promoção à segurança e saúde no trabalho.

“A Sipat tem como principal objetivo orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. É uma obrigatoriedade das empresas ou do setor público, que tem uma demanda acima de 100 servidores, exercer essa prática”, explica o gerente da Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde (Dactus) da Semusa, Breno Luigi.

A iniciativa é realizada pela Semusa, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), das unidades da rede municipal de saúde de Porto Velho, tanto na atenção básica quanto na especializada.


Evento conta com diversas temáticas abordadas

A realização anual do Sipat cumpre as Norma Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que norteia as atribuições legais que visam o desenvolvimento de medidas de cuidado com a saúde e bem-estar dos servidores municipais.

Atividades voltadas ao bem-estar físico e mental dos profissionais são realizadas constantemente pela secretaria municipal de saúde. Oferta de atendimento médico, realização de exames, palestras sobre educação em saúde, prevenção ao suicídio e combate ao assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho estão entre os serviços.

“A Semusa desenvolve ações de prevenção e promoção à saúde do servidor de forma rotineira. A Sipat na rede municipal de saúde é realizada desde 2022 em parceria com outras secretarias da Prefeitura. Este ano, é a primeira vez que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é feita dentro das próprias unidades de saúde, conforme a necessidade e estratégia de cada localidade”, explica Breno.

UPA SUL

Segundo a Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde, a Sipat deve ser realizada por todos os estabelecimentos da rede municipal. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul organizou uma semana repleta de atividades para os mais de 230 profissionais.


Semusa desenvolve ações de prevenção e promoção à saúde do servidor de forma rotineira

Entre as principais temáticas abordadas estão: conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; momento lazer com dança; notificação em acidente de trabalho; comunicação efetiva; treinamento de combate a incêndios; momento com fisioterapeuta; segurança e saúde no ambiente de trabalho e promoção à saúde física e mental do trabalhador.

Máxima Helena da Silva Oliveira Linhares, atua como técnica em enfermagem na Upa Sul. A profissional ressalta a importância de desenvolver atividades com foco na saúde do trabalhador. “Trabalhamos em um pronto atendimento e vivemos sempre no piloto automático. A gente precisa tirar um tempo para voltar a atenção à nossa saúde e bem-estar, isso é muito importante para nossa qualidade de vida”, aponta.

Para Táina Lopes, que é assistente administrativa na unidade, a iniciativa colabora diretamente para a promoção da saúde dos profissionais de saúde. “Acho importante proporcionar aos servidores momentos como estes, uma vez que contribui para o bem-estar emocional, físico e mental. Pois a rotina em uma unidade como a Upa, por muitas vezes, é exaustiva”, destaca a servidora.

O principal objetivo da Sipat é conscientizar sobre melhores práticas dentro do ambiente de trabalho e estimular o cuidado com o servidor de forma contínua.

“A Sipat não deve ser considerada pelas empresas como uma obrigação, mas sim, como uma ferramenta importante de conscientização e proteção diária dos trabalhadores. Buscando contribuir de forma efetiva para a redução de acidentes no ambiente de trabalho", finaliza o Breno, gerente da Dactus.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário