PF vai colher depoimento de Juscelino Filho após operação em cidade comandada por irmã do ministro - RONDONIA 319

728

PF vai colher depoimento de Juscelino Filho após operação em cidade comandada por irmã do ministro

Share:

Investigadores suspeitam de participação de Juscelino, quando ainda era deputado, em suposto esquema de desvio de emenda

A Polícia Federal (PF) convocou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para prestar depoimento em um inquérito que investiga suspeitas de corrupção na distribuição de emendas parlamentares no Maranhão. O depoimento deve acontecer na próxima semana, embora o ministro ainda não tenha confirmado presença.

Caso ocorra, será o primeiro depoimento de um ministro do governo Lula (PT) à PF como investigado. O episódio, porém, não tem relação direta com o governo federal e trata de um período em que Juscelino ainda era deputado federal do União Brasil.

As suspeitas

No ano passado, a PF deflagrou uma operação para apurar supostos desvios em emendas parlamentares que somavam 1,5 milhão de reais. O recurso era destinado à prefeitura de Vitorino Freire (MA), reduto político de Juscelino.

A irmã dele, Luanna Rezende, que é prefeita da cidade, também vem sendo alvo de investigações e operações.

A polícia conseguiu acesso a mensagens de pessoas envolvidas no caso e identificou, por exemplo, um diálogo em que Juscelino antecipava informações sobre a liberação da emenda para uma obra de asfaltamento na cidade maranhense.

O interlocutor, à época, era o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP. O empresário é dono da Construservice.

A PF também suspeita que Juscelino teria indicado uma empresa chefiada por um terceiro para receber valores relativos à propinas.

O ministro negou que tenha praticado irregularidades. Segundo ele, a atuação foi “pautada pelo interesse público e atendimento à população”.

Sobre o depoimento da próxima semana, a defesa de Juscelino Filho não se manifestou.

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário