Buscas por Moraes crescem em Portugal e Venezuela após embate com Musk - RONDONIA 319

728

Buscas por Moraes crescem em Portugal e Venezuela após embate com Musk

Share:

Pico de interesse se deu depois de o ministro ter determinado a inclusão do dono do X no inquérito das milícias digitais

Porto Velho, RO - As buscas no Google pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e pelo dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, aumentaram depois de o bilionário questionar em 6 de abril de 2024 por que o ministro “exige tanta censura no Brasil”. Os países onde as buscas pelo magistrado foram mais populares são: Brasil, Portugal, Irlanda, Venezuela e Suíça.

Apesar de essas regiões terem os maiores índices de buscas pelo ministro, não ultrapassa as buscas pelo bilionário.

Segundo o Google Trends, ferramenta da big tech que permite acompanhar a evolução do interesse por termos ao longo do tempo no buscador, o pico de interesse na plataforma se deu em 7 de abril, às 22h. Musk e Moraes, atingiram 100 e 30 pontos, respectivamente.

O aumento se deu depois de o ministro ter determinado a inclusão do bilionário como investigado no inquérito das milícias digitais, protocolado em julho de 2021 e que investiga grupos por condutas contra a democracia.

Uma hora antes da 1ª publicação, às 18h de 6 de abril, os números eram de 24 e 2 pontos.


NO BRASIL

No Brasil, o interesse por Elon Musk e Alexandre de Moraes também começou a oscilar para cima a partir de 6 de abril.

Assim como nos outros países, o pico de buscas pelo dono do X e o ministro se deu em 7 de abril, às 22h, porém com 100 e 34 pontos, respectivamente. Em 6 de abril às 18h, estava em 5 e 3 pontos.

Os assuntos Twitter Files e liberdade de expressão também tiveram um aumento expressivo no Brasil no período. Sobre o último, os assuntos relacionados em ascensão foram, na ordem: Freedom of speech in Brazil (liberdade de expressão no Brasil, em português), Bia Kicis (deputada do PL-DF), Gustavo Gayer (deputado do PL-GO), Eduardo Bolsonaro (deputado do PL-SP) e Elon Musk.

Metodologia

O Google Trends é a ferramenta que calcula o interesse de buscas no Google. Ele coleta e organiza dados de buscas feitas por pessoas em todo o mundo por meio de um sistema de inteligência artificial.

O período analisado para esta reportagem foi de 5 a 12 de abril de 2024 às 12h. O valor exibido é um índice de interesse de busca, pois não há dados brutos. A popularidade do termo de pesquisa é relativa ao número total de pesquisas do Google realizadas num período específico, em um localização específica

Assim, de acordo com a plataforma, “um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior”. A lista de regiões classificadas é ranqueada de acordo com a popularidade do termo.

Fonte: Poder360

Nenhum comentário