Ações educativas incentivam o descarte correto de resíduos nos ecopontos - RONDONIA 319

728

Ações educativas incentivam o descarte correto de resíduos nos ecopontos

Share:

Além de preservar o meio ambiente, materiais recolhidos são destinados à cooperativa de catadores

Porto Velho, RO - Com o objetivo de fomentar práticas ambientais sustentáveis e promover a conscientização da população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), vem realizando ao longo do mês uma ampla programação educativa. A atividade mais recente aconteceu na última segunda-feira (15), na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Miguel Ferreira, localizada na zona Sul de Porto Velho, onde sete turmas no período da manhã e outras sete da tarde receberam informações sobre os ecopontos.

Os ecopontos são locais estratégicos para o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Eles permitem que os cidadãos depositem materiais recicláveis, eletrônicos e outros itens de forma adequada. A iniciativa pretende reduzir a poluição e promover a sustentabilidade. Com os ecopontos já distribuídos estrategicamente em diversos pontos da cidade, agora a Semusb trabalha no projeto de Coleta Seletiva Solidária, levando ações educativas nas proximidades de cada um deles.


Os alunos receberam informações sobre os ecopontos

Os cidadãos são incentivados a separar os resíduos domiciliares ou do local de trabalho e posteriormente depositá-los nos Ecopontos. Semanalmente, a Prefeitura encarrega-se de recolher esses materiais e destiná-los à cooperativa de catadores, situada na Vila Princesa. Esta medida está respaldada pela Lei 12.305 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes para a gestão adequada dos resíduos, promovendo assim a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A próxima ação acontece no Parque da Cidade, na sexta-feira (19), de 16h às 19h.

Os materiais aceitos para depósito nos Ecopontos incluem plástico, metal, papel e papelão, proporcionando uma abordagem abrangente para a redução do impacto ambiental. Além de contribuir para o sustento dos catadores de materiais recicláveis, a iniciativa foca na promoção da limpeza urbana, em uma estética agradável e na qualidade de vida da comunidade. Com isso, a Prefeitura de Porto Velho reafirma o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário