728

Putin afirma que Rússia está pronta para entrar em uma guerra nuclear

Share:

Apesar disso, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que não vê necessidade do uso de armas nucleares na guerra contra a Ucrânia

Porto Velho, RO - Ao ser questionado se a Rússia está preparada para uma guerra de escala nuclear, o presidente Vladimir Putin afirmou que o país está tecnicamente “pronto” para essa significativa escalada no conflito.

“Do ponto de vista técnico-militar, a Rússia está pronta para uma guerra nuclear”, disse durante entrevista à televisão Rossiya-1 e à agência de notícias estatal RIA.

Apesar disso, o líder russo comentou que esse cenário não parece estar “apressado”. Ele ainda reforçou que não vê necessidade do uso de armas nucleares na guerra contra a Ucrânia, que já dura dois anos.



Em 29 de fevereiro, o mandatário alertou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o risco de uma guerra nuclear. Em um discurso forte, o líder russo disse que o país também tem armamentos poderosos.

“[A Rússia têm] armas que podem derrotá-los no seu próprio território e, claro, tudo isto é muito perigoso, porque poderia, na verdade, desencadear o uso de armas nucleares. Eles não entendem isso?”, questionou.

Putin alerta Ocidente

O chefe do Kremlin ainda afirmou que, caso os Estados Unidos (EUA) enviem tropas à Ucrânia ou à Rússia, o governo vai tratar tal medida como uma “interferência” no conflito.

“[Nos EUA] há especialistas suficientes no campo das relações russo-americanas e no campo da restrição estratégica. Portanto, não acho que tudo aqui esteja precipitado [sobre uma guerra nuclear], mas estamos prontos para isso”, enfatizou.

O governo norte-americano já negou a possibilidade de enviar militares à guerra na Ucrânia. “O presidente [Joe] Biden deixou claro que os EUA não enviarão tropas para lutar na Ucrânia”, disse Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

Fonte: Metropoles

Nenhum comentário