728

Encontro de Apicultores será no próximo sábado (9)

Share:

Meta é preparar toda a cadeia produtiva para a exportação organizada do mel produzido na região

Porto Velho, RO - No próximo sábado (9) acontece no Campus do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho, das 8h às 18h, o 1º Encontro de Apicultores do Norte de Rondônia. O evento será realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O intuito é de preparar a cadeia de produção de mel para o cenário internacional. O evento conta ainda com o apoio do Sicoob Credisul, além da participação da Idaron e da Embrapa. A meta do encontro é preparar toda a cadeia produtiva para a exportação organizada do mel produzido na região, seja por meio de associações, cooperativas ou diretamente pelo produtor.

Com o enfoque nos produtores de mel, estudantes de ciências agrárias, pesquisadores e representantes do terceiro setor, a expectativa é atrair mais de 100 produtores e acadêmicos de áreas como agronomia, veterinária, zootecnia e nutrição.

O secretário Carlos Magno (Semagric) ressalta que Porto Velho está se destacando como a cidade que mais expande suas atividades na região amazônica. As lavouras da agricultura familiar dependem da polinização realizada pelas abelhas, sendo que o município já possui duas agroindústrias de mel, com a terceira em fase final de construção.

Outros objetivos do encontro incluem compartilhar experiências bem-sucedidas de produtores regionais, expandir a rede de contatos entre apicultores e fornecedores brasileiros, criar uma diretoria regional para promover mobilização, facilitação e fomento, difundir conhecimento técnico/científico por meio de palestras e levantar demandas específicas da cadeia produtiva. Os interessados em participar podem realizar a inscrição clicando aqui.

OUTRAS AÇÕES DE FOMENTO

Desde 2019, quando a Prefeitura começou a incentivar a apicultura, a capital passou de 18 para 103 apicultores ativos, contando agora com uma associação. Com o propósito de fortalecer ainda mais o setor, a Prefeitura, por meio da Semagric, planeja organizar no primeiro semestre deste ano o Dia Especial de Apicultura, incluindo cursos, palestras, mostras e a entrega de diversos equipamentos.

Entre esses equipamentos, estão 400 caixas de abelhas provenientes de emenda parlamentar, e uma mini fábrica de produção de cera de apicultura, resultado de convênio com a empresa Jirau.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário