728

Bloco Pirarucu do Madeira arrastou foliões no domingo (4)

Share:

Bloco democrático fez mais um desfile aberto a todos e homenageou o carnavalesco Mestre Bainha

Porto Velho, RO - Completando 31 anos de existência, o bloco Pirarucu do Madeira, declarado patrimônio imaterial do município de Porto Velho, desfilou no final da tarde de domingo (4) pelas ruas do chamado circuito Pinheiro Machado, região central da cidade, com frevos, marchinhas, sambas-enredos, e muita animação dos foliões.


Pela primeira vez, o bloco utilizou trio elétrico para arrastar os foliões

O secretário-Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, prestigiou a saída do bloco e acompanhou parte do desfile. Acompanhado do presidente da Fundação Cultural (Funcultural), Godofredo Neto, ele foi recebido pela direção do Pirarucu e aproveitou para desejar a todos os foliões um carnaval de paz e alegria.

"A Prefeitura de Porto Velho tem apoiado a realização do carnaval. Além da Funcultural, várias secretarias estão envolvidas, como a Semasf, a Semusb, a Semusa, a Semdestur, a Semtran e outras. Desejamos um carnaval de muita paz, alegria e celebração de nossa sociedade, pois é uma festa cultural e, no caso do Pirarucu, é um bloco tradicional e que foi declarado patrimônio imaterial de Porto Velho", disse Jurado.

Pela primeira vez, o bloco utilizou trio elétrico para arrastar os foliões, ao som da banda Puraquê. A concentração teve início por volta das 14h, na esquina das avenidas Pinheiro Machado e Rogério Weber, com o ensaio da bateria Pura Raça, da Escola de Samba Asfaltão. Em seguida, o DJ Ryck Sound animou a galera com muita música tradicional de carnaval e MPB remixada.


Bainha mostrou animação e disposição e subiu no trio para celebrar e agradecer pela homenagem

O Pirarucu é um bloco popular, de resistência do carnaval tradicional, que não tem cordão de isolamento, não vende abadá ou camiseta. É aberto a quem quiser brincar carnaval, sendo o mais democrático de Porto Velho. Agradecemos à Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, pelo apoio. Também agradecemos às empresas que são parceiras nessa festa cultural", destacou o presidente do bloco, Ernande Segismundo.

HOMENAGEM

No desfile deste ano, o grande homenageado no bloco foi o compositor, passista, instrumentista, intérprete e símbolo maior do carnaval de Porto Velho, o Mestre Bainha.

Aos 85 anos, Bainha mostrou animação e disposição e subiu no trio para celebrar e agradecer pela homenagem: "Eu vivo o carnaval desde sempre. Minha alegria é brincar carnaval e agradeço ao Pirarucu pela homenagem".

Cinco músicas de compositores locais foram feitas especialmente para homenagear o Mestre Bainha, sendo executadas ao longo da apresentação do bloco.


A concentração teve início por volta das 14h, na esquina das avenidas Pinheiro Machado e Rogério Weber

FOLIÕES

O jovem casal Thainá Fernandes e Gabriel Faustino curtiu a festa no Pirarucu juntos. "É a minha primeira vez aqui no bloco, mas a Thainá já sai no bloco desde muito cedo, pois ela é filha de uma das diretoras. É uma energia muito boa, povo muito animado e espero que o carnaval seja todo nesse mesmo ritmo", disse Gabriel.

As amigas Cláudia e Dora moram no bairro Olaria, na região central, e se consideram foliões “profissionais”. "Saímos em todos os blocos, adoramos carnaval e a vida toda estamos festejando. É um momento de extravasar, de celebrar e queremos que seja uma festa só de paz e alegria", declarou Dora.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário