728

Semusa leva serviços de saúde durante simulado de evacuação

Share:

Profissionais de saúde estiveram presentes para prestar socorro à população, em caso de necessidade

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esteve presente durante todos os dias de execução do Plano de Ação de Emergência (PAE), que foi realizado pela Santo Antônio Energia, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através do acompanhamento da Defesa Civil Municipal.

Segundo a gerente da Estratégia de Saúde da Família e Linhas de Cuidado da Semusa, Raphaela Castiel, foram oferecidos diversos serviços de saúde para a população durante os dias de simulação.

“A Semusa participou de todos os quatro dias de ações simuladas. As equipes estavam preparadas para prestarem os primeiros socorros às pessoas, em caso de necessidade”, destacou Raphaela.

Ainda segundo a gerente, em cada dia do simulado, as unidades de saúde mais próximas dos pontos de encontro participaram das atividades, com equipes disponíveis ofertando os serviços para a comunidade que participou da simulação.


A cada dia de simulado, unidades de saúde próximas também participaram da simulação

Ao todo, 21 profissionais de saúde participaram das atividades do Plano de Ação de Emergência. Esses servidores são lotados nas unidades de saúde Osvaldo Piana, Santo Antônio, Ronaldo Aragão, Novo Engenho Velho e São Sebastião.

O QUE É PAE

O Plano de Ação de Emergência é uma exigência prevista na lei federal 14.066/2020, onde estabelece que cada município que possui barragem, execute o simulado de evacuação e orientação aos moradores.

O coordenador municipal de Proteção e de Defesa Civil, Elias Ribeiros de Barros, disse que as barragens das usinas da capital são seguras, mas as atividades são necessárias, pois trabalham com a prevenção.

Ao todo, famílias que residem em 12 bairros próximos ao rio Madeira foram cadastradas, chegando a um total de 3.600 residências visitadas.

Durante a ação, os moradores e trabalhadores da região passaram por momentos semelhantes a uma evacuação, com alarmes sonoros, equipes de resgate, equipes de segurança pública, entre outros.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário