728

Porto Velho terá a frota de ônibus mais nova entre as capitais para o transporte coletivo

Share:

Renovação da frota contará com 47 ônibus zero quilômetro em 2024

Porto Velho, RO - Porto Velho contará em breve com a renovação de 47 ônibus para realizar o transporte coletivo da capital. São veículos zero quilômetro que serão entregues em janeiro e março de 2024. Com isso, a cidade terá a frota mais nova entre todas as capitais brasileiras, proporcionando mais qualidade, dignidade e conforto aos usuários.

O prefeito Hildon Chaves esteve na fábrica Caio Induscar, uma das maiores fabricantes de carrocerias da América Latina, onde estão sendo produzidos os modelos de ônibus Apache Vip que serão entregues a Porto Velho.

“Como prefeito, procuro cuidar da nossa capital com muito carinho e responsabilidade. Esses novos ônibus são equipados com tomadas para carregar celular, wi-fi, câmera de segurança e ar-condicionado. Considerando de onde saímos, daquela situação de colapso do transporte coletivo, e agora a poucos passos da frota mais nova do Brasil, é um avanço extraordinário", afirmou o prefeito.

O deputado federal Maurício Carvalho destacou a alegria de ver de perto os novos ônibus sendo produzidos. “É com muita satisfação que estamos na Caio acompanhando os novos ônibus sendo produzidos para serem entregues à população da nossa cidade. Parabéns para a Prefeitura, eu tive o orgulho de ser o vice-prefeito e ver o prefeito Hildon Chaves honrando a população da nossa cidade, procurando sempre proporcionar o que há de melhor aos munícipes”, disse.


Prefeito visitou a fábrica, uma das maiores fabricantes de carrocerias da América Latina

O secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), Anderson Pereira, lembra que no último dia 25 de novembro, foi realizada uma solenidade de entrega de 24 ônibus que reforçaram a frota do transporte público coletivo de Porto Velho.

MODERNOS

Conforme a JTP, empresa que opera o transporte coletivo em Porto Velho, com a aquisição desses veículos ela passa a agregar em sua frota o modelo de ônibus urbano de motor dianteiro, Apache Vip da Caio.

O representante de vendas da Caio, José Gildo Vendramini, disse que os novos ônibus fazem parte do plano de modernização do transporte coletivo da cidade, por se tratar de veículos modernos, seguros e confortáveis.

Ainda de acordo com a JTP, os chassis sobre os quais os Apache Vip estão sendo encarroçados, atendem ao padrão de redução de emissão de gases Proconve P8/EURO VI e são da Mercedes-Benz.

APACHE VIP


Hildon estava acompanhado do dep. federal Maurício Carvalho e de Fabricio Jurado, secretário-geral de Governo

Os Apache Vip adquiridos possuem embarque dianteiro e são divididos em dois tipos de chassis: foram fabricados 43 chassis de 17 toneladas, com lotação para 84 pessoas, mais 4 chassis de 15 toneladas, que possui capacidade para 71 pessoas em média, conforme a configuração do salão interno de cada modelo. Com 12.735mm e 11.350mm de comprimento respectivamente, os ônibus foram projetados para que a operação seja otimizada.

Eles também possuem sistema de iluminação em LED, ar-condicionado e janelas com vidros total colados na cor fumê, que proporcionam maior conforto térmico no interior dos veículos. Estofadas, as poltronas dos passageiros possuem unidades reservadas para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. Em todo o salão interno há pontos de tomadas USB para recarga de dispositivos móveis.

Para completar a acessibilidade, os veículos contam com elevador e área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia.

SEGURANÇA

A empresa também informa que todas as unidades produzidas são equipadas com sistema multiplex, que aponta para o motorista as possíveis falhas no sistema elétrico do veículo, o que proporciona mais segurança para todos.

Além disso, todos os Apache Vip saem de fábrica com preparação para a instalação de microcâmeras internas e externas, sistema wi-fi, receptor de GPS, rádio, validadores eletrônicos e catracas.

ITINERÁRIO

Para melhor visibilidade das informações, os veículos possuem três itinerários eletrônicos localizados em pontos específicos da carroceria. O aviso sonoro de próxima parada é conjugado com o validador eletrônico, resultando em mais segurança durante o trajeto para os passageiros.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Compartilhe nas redes:
TwitterWhatsappVer foto da capa

Porto Velho terá a frota de ônibus mais nova entre as capitais para o transporte coletivo
19/Dez/2023 - 09:42


















Nenhum comentário