Prefeitura de Porto Velho realiza campanhas educativas de trânsito nas escolas do município - RONDONIA 319

728

Prefeitura de Porto Velho realiza campanhas educativas de trânsito nas escolas do município

Share:

As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e recreativa, despertando o interesse e conscientização das crianças

Porto Velho, RO - A prefeitura do município de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), intensificou, durante o mês de outubro, as campanhas educativas de trânsito realizadas nas ruas e para alunos da rede municipal de ensino.

A ação permanente tem como objetivo reduzir índices de acidentes, principalmente com vítimas, nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a cidade. Por meio do trabalho dos agentes de trânsito, a Semtran leva aos alunos do município informações sobre iniciativas de convivência harmoniosa, atitudes seguras e solidárias no trânsito.

As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e recreativa, despertando o interesse e conscientização das crianças sobre segurança no trânsito, e utilizam recursos como jogos educativos, histórias infantis, produção de desenhos e cartazes, dinâmicas de grupo, entre outras iniciativas que retratam os conceitos de sinalização, comportamento adequado para pedestres, ciclistas e motoristas, além do incentivo ao respeito mútuo nas vias públicas.


O trabalho é realizado de forma contínua nas escolas do município

De acordo com o titular da Semtran, Anderson Pereira, “é muito importante estarmos levando legislação de trânsito com campanhas educativas nas escolas. As crianças serão nossos futuros motoristas e, com essas palestras educativas, os estudantes levam o conhecimento do aprendizado para seus pais e familiares.

O motorista consciente precisa dirigir com prudência e evitar ultrapassar a velocidade permitida, manter distância de segurança do veículo da frente, não entregar a direção às pessoas sem habilitação ou a menores, além de respeitar o espaço dos pedestres e ciclistas”, destacou o secretário.

Segundo ele, a maioria dos condutores insiste em dirigir utilizando o celular, assumindo o risco de causar acidentes, pois estudos comprovam que os reflexos quanto ao uso do aparelho são comparados aos de uma pessoa alcoolizada. Durante chamadas breves, o risco de ocorrer uma colisão é quadruplicado, visto que o tempo de resposta do reflexo é triplicado, observa Anderson.

O Secretário alerta, ainda, que é importante evitar conversas ao telefone, mesmo em caso de congestionamento ou com mau tempo e, sempre que precisar falar ao celular, o motorista deve sair da via.


O trabalho também é direcionado para pedestres, ciclistas e motoristas

O coordenador de Trânsito e agente da Semtran, J. Silva, ressalta que o trabalho de educação para o trânsito é realizado de forma contínua nas escolas, buscando orientar os estudantes para a educação e aprendizagem de legislação no trânsito, em respeito ao amor à vida. Além das crianças, motoristas, ciclistas e pedestres também são orientados sobre a importância do respeito às normas de trânsito.

“Os agentes de trânsito seguem com as blitz educativas nas vias da cidade, orientando aos motoristas com relação às normas de embarque e desembarque, que só deve ser feito pelo lado da calçada, nunca estacionar em fila dupla, a redução da velocidade nas proximidades das escolas, e o transporte de crianças sempre no banco traseiro, usando o cinto de segurança, respeitar as placas de sinalização e, principalmente, a passagem na faixa de pedestres”, orientou J. Silva.

A Prefeitura de Porto Velho reforça que a educação no trânsito é um direito e dever de todos, e surge através das campanhas para alunos das escolas municipais, como um caminho fundamental para garantir a segurança nas ruas e estradas, proporcionando através dos futuros condutores uma consciência crítica e responsável em relação às normas de trânsito.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário