Parceria do MPRO e Hospital de Amor leva exames gratuitos para a Vila Princesa
Porto Velho, RO - Uma parceria do Ministério Público de Rondônia (MPRO) com o Hospital de Amor da Amazônia disponibiliza mais de 150 exames de prevenção ao câncer para moradoras da Vila Princesa em Porto Velho entre as 8h e as 18h desta quarta-feira (1°/11).
Vera Chagas Pinheiro Cunha foi uma das primeiras a receber atendimento. Ela contou que faz os exames de mamografia e preventivo regularmente, mas este ano o cuidado com a própria saúde vem acompanhado de um alerta coletivo.
“Eu perdi duas amigas para o câncer de mama. Quando elas descobriram, a doença já estava avançada e nessas horas a gente fica em alerta. Quando a gente descobre a doença cedo tem maior possibilidade de cura, né? Então quando me falaram que a carreta estaria aqui eu pensei: “Vou fazer! Não vou perder essa oportunidade”. Eu espero que todas as mulheres tenham atenção e cuidem da saúde”, disse Vera.
Além dos servidores do Setor de Atenção à Saúde do MPRO, acompanharam a ação os Promotores de Justiça Julian Imthon Farago e Dandy Jesus Leite Borges, respectivamente coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV), e o Secretário-Geral do MPRO.
“O Ministério Público, ao longo do ano participa, de várias ações na área da saúde. Há campanhas afetas à vacinação em todas as idades, temos um trabalho muito bonito referente a pessoas com epilepsia e essa ação em parceria com o Hospital de Amor oferece exames gratuitos de mamografia e preventivo. É muito importante trabalhar nessa conscientização.
Sabemos que o percentual de cura é significativamente maior quando a doença é detectada no início”, comentou o Promotor de Justiça Julian Farago, reforçando que com a chegada do mês de novembro começa a campanha para divulgar informações sobre a saúde do homem e incentivar a realização de exames da próstata.
Exames — Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia é um exame essencial para rastrear o câncer de mama, com eficácia comprovada na redução da mortalidade. O exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos. Já o exame preventivo de câncer de colo de útero, também conhecido como papanicolau, é indicado para mulheres com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Para investigar os sintomas são feitos basicamente dois exames iniciais: o exame de toque retal e o exame de PSA, esse último feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente.
0 Comentários