728

Semusa atende atletas que se preparam para a 14ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Share:

Profissionais de saúde observam se os participantes estão aptos para a prática esportiva e garantem a segurança durante a competição

Porto Velho, RO - Mais de 3 mil atletas de todo o estado estão se preparando para a 14ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, e em Porto Velho não é diferente. A capital vai sediar pela primeira vez a competição, que reúne 14 modalidades esportivas coletivas e individuais, como judô, voleibol, xadrez e futebol 7 society.

Para garantir a plena saúde dos participantes do JIR, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem dado apoio na avaliação das condições físicas dos participantes, observando se eles estão aptos para a prática esportiva e garantindo a segurança durante a competição.

A Unidade de Saúde Ernandes Índio é um dos locais que realiza o atendimento. A expectativa é que até o final desta quinta-feira (21), mais de 50 atletas sejam acompanhados por médicos e internos de medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho. Durante a consulta, os profissionais realizam a anamnese para entender o histórico de saúde dos pacientes e fazem o exame de eletrocardiograma para observar a saúde do coração.

A médica Fabiane Gurgel lidera os atendimentos e destacou que a prática de exercícios com uma avaliação médica contribui para a diminuição de riscos contra a saúde.


Até o final desta quinta, mais de 50 atletas devem receber o acompanhamento

“O atleta chega, a gente faz exame físico, a anamnese e realiza o eletrocardiograma. Tendo os resultados normais, sem nenhuma alteração, a gente libera o atleta para jogar. Um tempo atrás até foi noticiado que alguns atletas foram jogar, não realizaram o teste, e chegaram a passar mal no dia do jogo. Durante a consulta a gente acaba fazendo alguns tipos de rastreio e descobrindo alguma coisa que o atleta até desconhecia”, explicou.

Jonatas Junior é jogador de voleibol e falou com satisfação sobre a qualidade e a segurança que o acompanhamento médico proporciona durante os jogos. “Eu costumo fazer acompanhamento médico porque a empresa que eu trabalho exige, mas agora todos os atletas foram obrigados a fazer e eu vim aqui na unidade fazer esses exames. É bom a gente se cuidar, porque às vezes a gente não sabe como está a nossa saúde, e isso previne alguma coisa. O esporte exige esforço, pode causar problemas como o infarto, e isso aqui é um incentivo bom pra ver como está a saúde de cada atleta”, finalizou.

JIR

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia são uma competição esportiva que envolve mais de 20 cidades de todo o estado. A solenidade de abertura está marcada para o dia 29 de setembro, a partir das 20h, na Vila Olímpica Chiquilito Erse. O evento acontece até o dia 11 de outubro e é promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário