728

TRANSPORTE AEROMÉDICO - Recém-nascido é transferido de avião pelo Corpo de Bombeiro Militar de Rondônia

Share:

O transporte aeromédico foi realizado pela aeronave de resgate 03 com destino ao Hospital do Coração - HCOR em São Paulo, para cirurgia cardíaca pediátrica


Transporte aeromédico GOA com parceria da Sesau

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, através do Grupo de Operações Aéreas – GOA, realizou no dia 18 de maio de 2023, uma importante missão, o transporte de um bebê recém-nascido com problemas de cardiopatia congênita, que estava internado no Hospital Infantil Cosme Damião  para  tratamento fora do domicílio –  TFD, no estado de São Paulo.

O transporte aeromédico foi realizado pela aeronave de resgate 03 com destino ao Hospital do Coração – HCOR em São Paulo, para cirurgia cardíaca pediátrica, com os tripulantes: pilotos tenente-coronel BM  Douglas Samuel de Araújo e o capitão BM  Márcio Bueno; o operador aerotático sargento BM Yuri Seubert e a equipe médica com a Drª. Aline Mororo e a enfermeira Marta Cavalcante.

O  GOA atua em apoio com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesau,  conforme Termo de Cooperação desde 2019, e vem realizando diversos resgates, por meio do transporte aeromédico no Estado de Rondônia. Vale lembrar que  durante a pandemia, o GOA transportou cerca de cinco toneladas de materiais para tratamento da covid-19 como ventiladores, testes, insumos, EPIs (Equipamento de Proteção Individual), as vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford; e os pilotos transportaram algo mais valioso: vidas humanas, pacientes em estado grave, acometidos pelo coronavírus.

Aeronave do Grupamento de Operações Aéreas do CBMRO

De acordo com a piloto tenente BM Rosineide Macedo, no período de janeiro a maio de 2023, o GOA realizou 39 atendimentos na utilização de aeromédico.  “Por estrada, em ambulância, o tempo gasto é muito demorado. Com o avião de resgate do Corpo de Bombeiros, o transporte do bebê foi realizado em pouco tempo, e o paciente chegou bem ao seu destino”, afirmou.

O Governo de Rondônia tem destinado recursos humanos e financeiros para que o Corpo de Bombeiro continue crescendo.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância desses investimentos. “O avião na configuração aeromédica , tem o potencial de transportar dois passageiros de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, o que traz mais celeridade, com metade do custo que gastaria; gerando economia ao Estado”,  ressaltou.

Texto: Márcia Pacheco Fotos: Daniel Garcia Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário