728

BALANÇO 2022 - Emdur atende aproximadamente 40 mil pontos de luz e deixa Porto Velho mais iluminada em 2022

Share:

Trabalho também contemplou os distritos com quase 3 mil lâmpadas acionadas 


Diversos bairros e pontos de lazer tiveram a iluminação revitalizada

Manter a cidade sempre bem iluminada para garantir mais segurança às pessoas durante a noite, é mais uma meta alcançada pela Prefeitura de Porto Velho em 2022. O trabalho realizado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) também alcançou os distritos e comunidades rurais.

“Todos os bairros receberam a atenção da Prefeitura com os serviços de manutenção, que é a substituição de materiais com defeito por outros novos e implantações, que consiste na instalação de novos braços metálicos, luminárias, lâmpadas, relés e reatores em sua maioria”, destacou o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

Ele também disse que em algumas regiões da cidade houve a substituição das lâmpadas de vapor metálico por luminárias de LED, que proporcionam mais eficiência e economia, como é o caso do residencial Cristal da Calama, os bairros Conceição, Cohab, Floresta, Aponiã, Flodoaldo Pontes Pinto, Agenor de Carvalho, Pedrinhas, Olaria e Igarapé.

Diversos espaços públicos destinados à prática esportiva também foram contemplado com as luminária LED, a exemplo do Campo de Futebol Florestão, Campo de Futebol Três e Meio, Campo de Futebol Abobrão, Campo de Futebol do Esperança da Comunidade, Campo de Futebol Poeirão (Nacional), Skate Parque (Pista e Half), Campo de Futebol Princesão, Campo de Futebol da AFA (Areal), Campo de Futebol do 13, Campo do Bairro Tupy, Campo de Futebol Tucuruí, e o Campo de Futebol Bela Vista.

Programa de iluminação pública foi criado exclusivamente para os distritos

Programa de iluminação pública foi criado exclusivamente para os distritos

DISTRITOS

Para dar mais atenção aos distritos da BR e da região ribeirinha, a Prefeitura este ano criou um programa de iluminação pública exclusivo para essas comunidades. Ao todo, entre manutenções e implantações, 2.968 pontos de luz foram atendidos, inclusive em praças, quadras esportivas e campos de futebol dessas comunidades.

As ações da Emdur beneficiaram moradores dos distritos de Nova Mutum, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Nova Califórnia, Extrema, União Bandeirantes, Rio Pardo, São Carlos e Calama.

PRORENOVA

Também criado na gestão do prefeito Hildon Chaves, o Programa de Padronização e Renovação da Iluminação de Espaços Públicos atendeu este ano 1.888 pontos de luz em 86 espaços como praças, parques, campos de futebol e quadras esportivas.

O objetivo é proporcionar aos moradores das proximidades e a população em geral, a utilização dos espaços durante a noite para atividades esportivas, caminhadas, danças e outras que promovam uma melhor qualidade de vida, com mais segurança para os frequentadores.

Mais de 37 localidades da zona rural foram atendidas pelo Proluz Mais de 37 localidades da zona rural foram atendidas pelo Proluz

PROLUZ

Trata-se do Programa de Iluminação Pública Rural, também implantado na atual gestão, cuja missão é manter iluminadas as vilas rurais com características urbanas. “O Proluz fecha 2022 com 1.823 pontos de iluminação atendidos em 37 localidades”, cita Gustavo Beltrame.

PROLED

Com foco na eficácia, economia e durabilidade, foi criado em 2021, também na administração de Hildon Chaves, o Programa de Eficiência Energética (Pró-LED). O objetivo é substituir as lâmpadas de vapor metálico (brancas) ou vapor de sódio (amarelas) por luminárias de LED em toda capital e distritos.

A primeira fase contemplou vias principais como José Amador dos Reis, Lauro Sodré, Farqhuar, Calama, Carlos Gomes e Jatuarana.

De acordo com o presidente da Emdur, as lâmpadas de LED são 67% mais econômicas que as outras e proporcionam maior luminosidade. Estudos realizados pela equipe técnica da empresa pública constataram que a vida útil de uma luminária de LED ultrapassa 50 mil horas, enquanto a durabilidade das lâmpadas de vapor metálico ou sódio fica entre 10 mil a 15 mil horas.

“No quesito economicidade, as lâmpadas existentes são de 400 watts e as de led que serão colocadas são de 150 watts, uma redução de 250 watts, que equivale a uma economia de R$ 90,00 por cada ponto de luz”, informou Beltrame.

Emdur atuou na revitalização e decoração natalina do Parque da Cidade Emdur atuou na revitalização e decoração natalina do Parque da Cidade

DESTAQUES 2022

Fechado desde o início da pandemia da covid-19, o Parque da Cidade, localizado na av. Calama, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte, ao lado do Porto Velho Shopping, passou por uma grande obra de revitalização, sendo reinaugurado com a decoração natalina, sendo o ponto central do projeto “Natal Porto Luz”.

Todo o projeto foi idealizado pela equipe técnica da Emdur. No local foram construídos um túnel iluminado, uma árvore de Natal com 35 metros de altura, enfeites e caixas de presentes em tamanhos gigantes. Além da decoração, o público pode acompanhar apresentações teatrais, musicais e danças, entre outras atrações.

A decoração natalina no Parque da Cidade ficará até o dia 8 de janeiro. O prédio do relógio, sede da Prefeitura, também ganhou iluminação diferenciada para o Natal.

EQUIPAMENTOS

O Parque da Cidade agora conta com pista de caminhada asfaltada, iluminação 100% em LED, parquinho para pets e para crianças com acessibilidade, entre outras novidades. O local também terá um memorial em homenagem aos profissionais da saúde que morreram vítimas da covid-19.

PRAÇA 22 DE DEZEMBRO

Localizada na rua Silas Shockness, também no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Parque da Cidade, a Praça do Conjunto 22 de Dezembro é outra obra prima da Emdur, que utilizou uma área antes tomada por lixo e matagal

Com um espaço de 3.150 metros quadrados, a praça é equipada com playground, academia urbana (ao ar livre), iluminação toda em LED (oito delas alimentadas por placas solares) e barra de alongamento.

Texto: Augusto Soares Foto: Leandro Morais e Emdur

Nenhum comentário