Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios de Rondônia

Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios de Rondônia



Pesquisa do Sebrae revela que empreendedores rondonienses superam a média nacional no uso de ferramentas digitais e capacitações online

O Sebrae divulgou nesta quinta-feira (11) a pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025, que mostra avanços significativos em todo o Brasil na digitalização das empresas, na participação em cursos online e no uso de Inteligência Artificial (IA). Rondônia se destacou com números acima da média nacional, consolidando-se como referência entre os pequenos negócios que adotam novas tecnologias.

Segundo o levantamento, feito em parceria com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, mais de 84% dos pequenos negócios rondonienses já utilizaram algum tipo de recurso de Inteligência Artificial. O índice é superior à média do país (83%) e também à média da região Norte (80%). As tecnologias mais utilizadas são GPS em serviços diversos, reconhecimento facial em bancos e aplicativos, além de assistentes virtuais como Alexa, Siri, Google Assistant e Copilot.

O estudo também aponta que a internet já está presente em 98% das empresas do estado. Entre 2022 e 2025, o uso de computadores nas atividades cresceu de 66% para 76%. O uso de aplicativos integrativos, que reúnem várias funções do negócio em uma única plataforma, permanece estável, atingindo 52% dos empreendimentos locais.

Outro destaque é a participação em capacitações: 66% das empresas acessaram o site do Sebrae e 54% participaram de treinamentos online, superando a média da região Norte (51%).

Na área de inovação, a startup Ecotech Amazônia vem ganhando espaço ao oferecer soluções de automação e inteligência artificial para gestão de redes sociais e relacionamento com clientes. Com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a empresa vai implantar um projeto piloto em mais de 80 pequenos negócios de Rondônia. A expectativa é dobrar a maturidade digital e elevar em até 30% a produtividade das empresas participantes.

A iniciativa integra a Rede Tambaquitech, formada por instituições como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Sebrae em Rondônia, Senai/Fiero e outros parceiros. O objetivo é valorizar a identidade amazônica e fortalecer o desenvolvimento tecnológico regional.

O relatório completo com os dados detalhados por estado, porte e setor já está disponível no site do DataSebrae.
Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas em www.sebrae.ro, pelo telefone 0800 570 0800, na loja virtual sebrae.ro/loja e nas redes sociais oficiais (@sebraero).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem