Porto Velho, Rondônia - O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu nesta terça-feira (2), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a comitiva do governo da Região de Arica e Parinacota, do Chile, liderada pelo governador Diego Paco Mamani. A visita reforça a aproximação entre Rondônia e o país vizinho, com foco no Corredor Bioceânico, rota que pode ligar o estado brasileiro ao Oceano Pacífico e aos mercados da Ásia.
O governador também ressaltou que a consolidação do Corredor Bioceânico, conectado ao Porto de Chancay no Peru, pode se tornar uma das rotas mais competitivas para alcançar os mercados asiáticos. “A construção de uma agenda conjunta de promoção internacional é fundamental para garantirmos espaço nesse cenário global”, pontuou Marcos Rocha.
Os números confirmam o interesse na parceria: em 2024, Rondônia exportou US$ 98 milhões ao Chile, principalmente carne bovina refrigerada, enquanto importou US$ 56 milhões, com destaque para o salmão. Marcos Rocha lembrou que ainda há espaço para diversificação da pauta comercial. “Nosso café robusta, referência mundial em sustentabilidade, e o milho, que já é uma de nossas principais commodities, precisam chegar ao mercado chileno”, enfatizou o governador de Rondônia.
Da redação
Tags
ECONOMIA