Com o objetivo de garantir alimentação de qualidade a baixo custo e melhorar a saúde da população em situação de vulnerabilidade, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família e do Desenvolvimento Social (Seas), alcançou em 2025 a marca de mais de 4 milhões de refeições servidas pelo programa Prato Fácil.
Criado em maio de 2021, o projeto oferece refeições completas a apenas R$ 2, beneficiando famílias de baixa renda em todo o estado.
Assistência social e dignidade
O governador Marcos Rocha destacou que a iniciativa tem papel decisivo na política social do estado.
“As políticas públicas de assistência social do governo buscam oferecer dignidade, desde a infância até a fase adulta, apoiando famílias para que possam superar situações de vulnerabilidade. O Prato Fácil tem cumprido essa missão de forma eficiente”, afirmou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, explicou que o programa é voltado para famílias cadastradas no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo, beneficiários do BPC e aposentados que recebem até um salário mínimo.
“Trata-se de uma política humanizada, pensada para atender quem mais precisa”, destacou.
Estrutura e alcance do programa
Atualmente, 27 restaurantes credenciados participam do programa, distribuídos em oito municípios rondonienses. Somente em Porto Velho, já foram servidas 3 milhões de refeições, em oito estabelecimentos que funcionam de segunda a sábado, entre 11h e 15h, ofertando diariamente 1.701 pratos ou marmitas.
Além da capital, o Prato Fácil está presente em:
Ariquemes: 499 refeições diárias em quatro restaurantes;
Cacoal: 449 refeições em dois estabelecimentos;
Guajará-Mirim: 370 refeições em dois restaurantes.
O fornecimento total representa aproximadamente 239 toneladas de alimentos preparados e distribuídos para a população em situação de vulnerabilidade.
0 Comentários