Apenas 47 países confirmam hospedagem para a COP30; ONU pressiona por subsídios

Apenas 47 países confirmam hospedagem para a COP30; ONU pressiona por subsídios



Faltando pouco mais de dois meses para o início da conferência, impasse entre ONU e governo brasileiro se intensifica sobre custos de hospedagem.

Belém (PA) — A apenas 80 dias da realização da COP30, marcada para novembro em Belém, o Brasil confirmou nesta sexta-feira (22) que somente 47 dos 196 países previstos já garantiram hospedagem e presença no evento. O número reforça a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) com o alto custo da estadia na capital paraense.

Nos bastidores, cresce o impasse entre a ONU e o governo brasileiro em torno da concessão de subsídios para países em desenvolvimento e pequenas ilhas participarem da conferência. A ONU sugeriu que os custos fossem reduzidos ou subsidiados, mas o Brasil estuda alternativas que não envolvam o uso direto de recursos públicos, como a busca por apoio da iniciativa privada.

Na manhã desta sexta-feira, representantes das delegações internacionais e organizadores do evento participaram de um encontro na sede da ONU, onde o Brasil apresentou um panorama das condições atuais de hospedagem. Durante a reunião, também foram discutidas as reivindicações feitas por diversos países que reclamaram dos preços elevados.

No mês passado, uma carta enviada por governos estrangeiros ao Brasil já havia cobrado medidas urgentes para viabilizar a participação ampla e inclusiva na COP30. A preocupação é de que delegações menores fiquem de fora do debate climático devido às dificuldades de custeio.

A COP30 deve reunir cerca de 45 mil participantes em Belém, entre líderes mundiais, diplomatas, cientistas, ativistas e representantes da sociedade civil, consolidando-se como um dos maiores eventos já realizados na Amazônia.

Postar um comentário

0 Comentários