Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública


Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (6), o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ciclo 2024. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).



A premiação é um reconhecimento ao empenho da instituição em oferecer aos cidadãos rondonienses informações claras, acessíveis e atualizadas sobre suas atividades e processos.

Representando o Poder Legislativo, o secretário-geral Arildo Lopes destacou o trabalho realizado pela Controladoria Geral da Casa. “Esse é o resultado de um trabalho coletivo e, principalmente na nossa Controladoria que atendeu as exigências para que chegássemos a essa nota e garantíssemos o Selo Diamante. Esse foi um pedido do nosso presidente, deputado Marcelo Cruz, e agora estamos recebendo a certificação”, afirmou.

Em 2022, a Alero já havia alcançado um índice positivo de 83,27%, conquistando o selo Prata. No ano seguinte, em 2023, a Casa de Leis registrou uma grande evolução, alcançando 93,78%, o que lhe garantiu a classificação Ouro. Contudo, o grande salto ocorreu em 2024, quando a Alero obteve o índice de 95,02%, alcançando o nível máximo de transparência, o Selo Diamante.

A avaliação, que contou com a participação de equipes dos 33 Tribunais de Contas do país, além de informações dos controles internos dos estados, municípios e do Distrito Federal, consolidando o empenho e a dedicação da gestão do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) à frente da presidência da Casa de Leis.

Para o deputado estadual Marcelo Cruz destacou a importância da premiação. "Esta conquista reflete o esforço de todos os setores da Casa de Leis para que as ações e decisões estejam sempre claras e acessíveis, permitindo que a população acompanhe e fiscalize o uso dos recursos.

A busca incessante por aperfeiçoar os mecanismos de transparência e prestação de contas nos permitiu atingir o mais alto nível de transparência pública. Este é um motivo de celebração para todos os rondonienses e um compromisso com a gestão pública de qualidade", afirmou o deputado estadual Marcelo Cruz.

O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa nacional para incentivar a transparência ativa nos portais públicos de órgãos de todas as esferas de governo. São avaliados critérios baseados em normas como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, reconhecendo as instituições que atingem altos níveis de transparência.



A ação tem a coordenação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros, entre os quais, o TCE-RO.

Na edição de 2024, foram avaliados 7.370 portais de órgãos públicos em todo o Brasil. Em Rondônia, o índice geral foi de 75%. Do total de 110 portais avaliados no estado, 65 foram certificados com selos diamante (índice de transparência acima de 95%), ouro (índice de 85% a 94%) e prata (índice de 75% a 84%).

Mais informações sobre o programa e os resultados estão disponíveis no Radar Nacional da Transparência Pública.

Fonte: ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários