Maioria dos eleitores do país será governada por prefeitos de centro, aponta pesquisa

Maioria dos eleitores do país será governada por prefeitos de centro, aponta pesquisa

Levantamento do Nexus mostrou que o centro ideológico segue elegendo a maioria dos prefeitos do país; houve avanços na direita e queda na esquerda


O PSD, sigla de centro liderada por Gilberto Kassab, foi o partido que mais elegeu prefeitos no país. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Porto Velho, RO - Mais de metade (52%) dos eleitores brasileiros serão governados por prefeitos de centro. Uma parcela um pouco menor, mas significativa, de mais de 30%, será governada por mandatários locais de direita. Compondo o quadro político, 12% dos eleitores do país serão governados por políticos de esquerda.

Esse é o balanço do resultado final das eleições municipais de 2024, após o segundo turno foi realizado no último domingo 27. O levantamento foi feito pela consultoria Nexus e divulgado nesta segunda-feira 28.

Para fazer o levantamento, a consultoria separou os partidos da seguinte forma: Agir, Avante, MDB, Mobiliza, PMB, Podemos, PP, PSD e Solidariedade foram contabilizados como de centro; Cidadania, Democracia Cristã, Novo, PL, PRD, PRTB, PSDB, Republicanos e União Brasil, de direita; PCdoB, PDT, PSB, PT, PV e Rede, de esquerda.

No total, 81 milhões deles serão governados, a partir do ano que vem, por prefeitos filiados a partidos de centro. Na comparação com o pleito de 2020, percentual é o mesmo, 52%, mas houve aumento no eleitorado a ser governado por quadros do centro: foram 76,3 milhões naquele ano. O aumento se justifica, segundo a consultoria, porque o número de eleitores era menor há quatro anos.

No caso da população que será governada por políticos de direita, houve um aumento percentual. Dos 49,3 milhões de eleitores governados por prefeitos desse campo ideológico em 2020, o número subiu para 55,6 milhões. Percentualmente, os números representavam 34% do eleitorado há quatro anos. Hoje, representa 36%.

No caso da esquerda, o movimento é inverso. Em 2025, serão 17,8 milhões de pessoas governadas por prefeitos ligados a partidos de esquerda. Em 2020, o total foi de 21,5 milhões. Percentualmente, o número representava 15% do eleitorado há quatro anos. Agora, representa apenas 12%.

Diferenças regionais

As diferenças regionais no Brasil costumam se revelar em momentos de eleição. Vem sendo comum, nos últimos anos, a preferência do eleitorado do Nordeste por candidaturas de esquerda – especialmente quando ligadas ao PT. Do mesmo modo, estados do Centro-Oeste e do Sul têm dado votos importantes a siglas de direita.

Essa hipótese se mostrou válida nas eleições municipais de 2024. Exemplo máximo disso é o estado do Ceará. Segundo o levantamento, 65% dos eleitores cearenses serão governados por prefeitos de esquerda. Isso inclui a capital, Fortaleza, em que o petista Evandro Leitão venceu o bolsonarista André Fernandes (PL), em uma disputa acirrada.

A proporção do eleitorado governado por ideologia, em termos regionais, mostra que, dos dez estados com mais prefeitos eleitos de esquerda, sete estão no Nordeste. São eles: Ceará (65%), Pernambuco (32%), Paraíba (23%), Bahia (18%), Piauí (18%), Maranhão (18%) e Sergipe (7%).

No caso da direita, o ranking é liderado pelo Mato Grosso, por Goiás e pelo Tocantins. Já o Centro abocanhou mais prefeituras, proporcionalmente, no Pará, no Amapá e em Roraima.

Fonte: Carta Capital

Postar um comentário

0 Comentários