Sobe para oito o número de mortos pelas chuvas no RS - RONDONIA 319

728

Sobe para oito o número de mortos pelas chuvas no RS

Share:

Estado está em alerta, enquanto governador Eduardo Leite articula com o presidente Lula apoio do governo federal

Porto Velho, RO - As chuvas intensas no Rio Grande do Sul já deixaram oito mortos e 21 desaparecidos, desde o último sábado 27.

Segundo a Defesa Civil do estado, 104 municípios já foram afetados pelas chuvas na região. Além dos mortos e desaparecidos, onze pessoas já registraram ferimentos.

Além disso, há 1.145 desabrigados e 1.431 desalojados, segundo o órgão.
As vítimas das chuvas eram das cidades de Paverama, Pântano Grande, Itaara, Salvador do Sul, Segredo e Santa Maria.

Por conta dos riscos, a Defesa Civil orienta que a população se previna. “É importante que a população adote medidas preventivas como permanecer em casa, se puder, evitar atravessar áreas alagadas ou inundadas e procurar prestar auxílio a pessoas vulneráveis”, disse o órgão.

Diante do quadro, o governador do estado, Eduardo Leite, foi às redes sociais pedir apoio ao presidente Lula (PT) para o resgate das vítimas. Posteriormente, o governador teve uma reunião por telefone com o presidente, na última terça-feira 30.

Leite pediu ao petista que o governo federal enviasse apoio aéreo para o estado, a fim de que fosse possível resgatar pessoas que estão em municípios em situação de emergência. A previsão é que as chuvas sigam fortes nos próximos dias.

Lula, por sua vez, comentou sobre a ligação em uma postagem na rede X – o antigo Twitter. O presidente disse que o governo federal vai se somar “aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil”, que Lula atribuiu aos “reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário