Ro é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná - RONDONIA 319

728

Ro é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Share:

Emendas parlamentares contribuem com a redução dos custos do produtor rural

Porto Velho, RO - O trabalho desempenhado no campo pelo produtor rural, com apoio dos investimentos realizados pelos deputados estaduais, tem sido destaque na série "RO é Agro", promovido pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). E, neste terceiro capítulo, chegamos ao Setor Riachuelo, no município de Ji-Paraná, para apresentar as ações que foram desenvolvidas pelos deputados estaduais com o intuito de potencializar a área rural.

Na região, diversos benefícios foram entregues por meio de emenda do presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), sendo eles: trator, grade aradora, plantadeira de café, pulverizador, carreta basculante, secador de café, carreta agrícola, roçadeira e ainda uma fábrica de ração animal.


Mudas de café foram entregues aos produtores rurais (Foto: Rafael Oliveira)

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído bastante com o produtor da região. “Hoje atendemos aproximadamente 40 famílias e Se você procurar terceirizar o serviço sai muito mais caro para o produtor rural. Com a chegada desses equipamentos, via associação, o custo cai e sai bem mais em conta para desenvolvermos nosso trabalho no campo”, ressaltou.

De acordo com a secretária da Aprucosp, Fabiane de Souza, o agricultor hoje tem motivos para celebrar por ter uma proximidade maior com o Poder Legislativo, acelerando o processo de atendimento as demandas da região. “São ações que deram vida a nossa associação, pois conseguimos atender nossos associados assim como também as propriedades rurais próximas ao setor Riachuelo.

Agradeço a vereadora Juscélia Dallapicola (União Brasil) que recebeu nossa demanda e também ao deputado Marcelo Cruz por tornar nossos pedidos uma realidade. Ainda iremos buscar mais emendas para nos ajudar ainda mais”, afirmou.


Cafeicultura tem avançado na região (Foto: Rafael Oliveira)

A região ainda foi contemplada com a distribuição de 30 mil mudas de café e uma das regiões contempladas foi a Aldeia Iterape. A indígena Marli Arara valorizou o trabalho desempenhado pelos deputados estaduais na agricultura familiar. “Recebemos as mudas e já estamos desenvolvendo a cultura em nossa região. Em nome da aldeia, agradeço o trabalho realizado pelo deputado Marcelo Cruz. Hoje me sinto representada e feliz por estas mudas estarem contribuindo com a nossa renda”, frisou.

O setor Riachuelo ainda contou com a distribuição de 40 toneladas de calcário ensacado, que foram disponibilizados aos produtores rurais da região. “Caso a emenda não chegasse as associações, não teríamos condições de comprar, mas o apoio do deputado Marcelo Cruz nos ajudou bastante, pois, hoje, nossa produção está sendo muito boa graças a chegada do calcário”, disse a produtora rural, Letícia Gabriela.


Emendas contribuem com o fortalecimento da agricultura familiar (Foto: Alexandre Almeida)

RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL

O estado se prepara para receber, no período de 20 a 25 de maio, o Brasil e o mundo na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a feira do agronegócio rondoniense é realizada pelo Governo do Estado, e a cada edição apresenta evolução, chegando a alcançar mais de R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica, em 2023, se consolidando como o maior segmento do agronegócio, do Norte do Brasil.

ALERO NA RONDÔNIA RURAL SHOW

A cidade de Ji-Paraná recebe, no próximo dia 23 de maio (quinta-feira), a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira), por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.

SÉRIE "RO É AGRO"

As matérias da série "RO é Agro" serão veiculadas no Portal da Alero, pelo canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda pelo canal no YouTube. Os vídeos produzidos também serão disponibilizados no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.

Fonte: ALE/RO

Nenhum comentário