Programa de capacitação para empreendedoras impulsiona mulheres e negócios em Porto Velho - RONDONIA 319

728

Programa de capacitação para empreendedoras impulsiona mulheres e negócios em Porto Velho

Share:

Oficinas oferecidas pelo Procem proporcionam conhecimento e habilidades para os negócios

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do seu Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS), tem desempenhado um papel fundamental na capacitação e fortalecimento do empreendedorismo em Porto Velho. Um dos programas destacados é o Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem).

As oficinas oferecidas pelo Procem abrangem uma variedade de temas essenciais para o sucesso dos empreendimentos locais. Desde questões práticas, como Controle Financeiro e Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, até aspectos ligados ao desenvolvimento pessoal e emocional, todas são pensadas para proporcionar aos participantes o conhecimento e as habilidades necessárias para aprimorar seus negócios.

A mais recente aconteceu neste mês em União Bandeirantes, em parceria com Instituto Rede Mulher Empreendedora (Irme) e com o Itaú Mulher Empreendedora (IME), onde 57 mulheres participaram do Empreenda e Renda, um breve curso que preparou mulheres para a carreira empreendedora ou para ingressarem no mercado de trabalho.


A oficina mais recente aconteceu neste mês em União Bandeirantes

Os resultados positivos não param por aí. Em 2022 o Procem capacitou mais de 200 empreendedores ao longo de três edições. Já em 2023, o programa expandiu seu alcance, beneficiando mais de 180 pessoas em outras três edições realizadas em locais estratégicos da cidade, como a Praça CEU, na Vila Nova Teotônio, e na própria sede da Semdestur. Uma dessas edições, intitulada "Ela Pode!", teve um foco especial no empoderamento feminino, visando capacitar mulheres empreendedoras da região.

Gianni Cabral, multiplicadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), foi responsável por ministrar cinco oficinas do Procem, contando com o apoio do Banco Itaú. A parceria entre instituições públicas e privadas tem sido fundamental para o sucesso do programa, permitindo que mais empreendedoras tenham acesso a oportunidades de capacitação e crescimento.


Em União Bandeirantes, 57 mulheres participaram do Empreenda e Renda

"A gente está aqui com essa parceria, é um treinamento de capacitação de empreendedorismo feminino, de empoderamento para que o negócio delas alavanque ou para que elas comecem no empreendedorismo para gerar o seu próprio recurso financeiro, então a gente agradece a Semdestur por mais uma vez estabelecer essa parceria que é tão produtiva", detalhou.

Ana Paula Pinheiro, que é Presidente da Associação de Mulheres de União Bandeirantes, é só elogios para a última ação realizada no distrito. "Eu quero agradecer à Prefeitura pela oportunidade que nos trouxe de poder capacitar nossas mulheres e que tudo que a gente fez aqui possa nos ajudar a crescer ainda mais, é muito gratificante esse tipo de aprendizado, de poder desenvolver o nosso negócio e também por não esquecer as mulheres do nosso distrito", concluiu.

Para a secretária da Semdestur, o empreendedorismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico de Porto Velho. "Iniciativas como o Procem, promovidas pela Semdestur, não apenas capacitam indivíduos para gerir seus próprios negócios, mas também contribuem para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local. A capacitação oferecida pela Semdestur é mais do que uma oportunidade; é uma porta aberta para o sucesso de cada empreendedor e para o progresso da cidade como um todo", avaliou Glayce Bezerra.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário