Irã prepara ataque a Israel nesta 6ª feira ou sábado, diz jornal - RONDONIA 319

728

Irã prepara ataque a Israel nesta 6ª feira ou sábado, diz jornal

Share:

Líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, estaria avaliando o risco político de atingir o território israelense com mísseis de médio alcance

Porto Velho, RO - O Irã planeja atacar Israel nesta 6ª feira ou no sábado (12 e 13.abr.2024), conforme publicou o jornal norte-americano Wall Street Journal na 5ª feira (11.abr.2024). De acordo com a reportagem, embora a ofensiva esteja nos planos de Teerã, a decisão ainda não foi tomada.

A medida seria em retaliação a um ataque aéreo, realizado em 1º de abril, a um edifício anexo à embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria. Oito pessoas morreram, incluindo o general da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Reza Zahedi. O Irã e a Síria atribuíram a responsabilidade do atentado a Israel.

Na 4ª feira (10.abr), o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que Israel “deve e será punido” pela ação. “Quando o regime sionista ataca um consulado iraniano na Síria, é como se tivesse atacado o solo iraniano. Esse regime malicioso tomou uma decisão errada. Deve ser punido e será punido”, escreveu em post no X (ex-Twitter).



Relatórios de inteligência dos EUA tornados públicos no começo desta semana já alertavam para um possível ataque a ativos israelenses pelo Irã. Uma fonte ouvida pelo Wall Street Journal detalhou que a ofensiva retaliatória deve ocorrer “possivelmente em solo israelense”.

Afirmou ainda que, no início desta semana, a Guarda Revolucionária do Irã entrou em contato com Khamenei para apresentar várias opções de como atingir os interesses israelenses, que incluem um ataque direto a Israel com sofisticados mísseis de médio alcance.

“Os planos de ataque estão na frente do líder supremo e ele ainda está avaliando o risco político”, informou a fonte.

Em discurso numa base aérea no sul de Israel na 5ª feira (11.abr), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que seu país responderá a qualquer ataque. “Quem quer que nos prejudique, nós iremos prejudicá-los. Estamos preparados para atender a todas as necessidades de segurança do Estado de Israel, tanto defensivamente quanto ofensivamente”, declarou.

Fonte: Poder360

Nenhum comentário