Em Valparaíso, três disputam a liderança das intenções de voto para prefeito - RONDONIA 319

728

Em Valparaíso, três disputam a liderança das intenções de voto para prefeito

Share:


Porto Velho, RO - O Instituto Phoenix divulgou esta semana a sua 1ª. pesquisa de intenção de votos da cidade de Alto Paraíso (GO) para pré-candidatos a prefeito, nas eleições municipais de 2024. Duas mulheres de grande poder político, mas de perfis totalmente inversos disputam palmo-a-palmo a liderança numa corrida que deverá se acentuar conforme o calendário eleitoral e a campanha avancem.

De acordo com a pesquisa, a deputada federal Leda Borges, que venceu a eleição para prefeito e 2020, lidera com 12,6% das intenções de voto contra 9,9% da assistente social Maria Yvelônia. Na terceira via das preferências está Miguelzinho da Saúde, com 7,7%. Levando em conta a margem de erro de + ou – 4,9%, os três estão praticamente empatados numa eleição nada polarizada.

Os três possuem grandes chances, mas peculiaridades que podem levá-los à vitória ou à derrota: Leda Mara, por exemplo, apesar de ser uma grande líder política, é grande tamém na rejeição (que lhe tirou a eleição em 2020); Mais moderada Yvelônia é o inverso da rival, com pouca rejeição, o que pode lhe levar mais facilmente ao ápice da disputa. Já o ex-vereador Miguelzinho, enfermeiro e militar da reserva, possui apoio do empresário, muito populista e com grande folha de serviços prestados ao município. com vãs Folha de serviço.

A pesquisa espontânea listou nada menos que quinze nomes escolhidos pelos eleitores para a disputa. Na tabela abaixo, confira a lista de todos os nomes citados espontaneamente pelos eleitores e os percentuais obtidos por cada pré-candidato:



REJEIÇÃO

O Item 07 da pesquisa questionou aos eleitores “qual o político que você não vota de forma alguma?”.
A campeã da rejeição foi Leda Borges com índice de 31,9%, seguido de Marcos Vinícius (20,2%), Zé Antônio (13,5%), e Dra. Zeli (10,4%).

Na tabela abaixo, confira o índice de Rejeição de cada político da cidade estimulado na pesquisa. Note que a maior parte da rejeição de Leda Borges (30,9%) é entre os eleitores do sexo masculino. Já Marcos Vinícius possui maior rejeição (16,5%) entre o público feminino.



COMPARATIVO

A pesquisa também fez outras sondagens com os eleitores de Valparaíso. No Item 06, a pergunta foi: Você vota em um candidato apoiado por Jair Bolsonaro? E pelo atual Presidente Lula?

Na tabela abaixo, a resposta às duas perguntas: Note que 41,5% dos eleitores entrevistados disseram SIM (votariam em candidato apoiado pelo ex-presidente) e apenas 20% disseram que dariam seu voto ao atual Chefe do Executivo do País.

Confira a tabela:



PERFIL

No outro item da pesquisa, o seguinte questionamento: “Aponte dois atributos que você julga de maior importância na escolha de seu prefeito?”

Os itens de maior importância destacado pelos eleitores ouvidos pela pesquisa foram Honestidade comprovada (21,73%), defensor dos valores morais (14,94%), novos planos e ideias (9,75%), e firmeza e pulso nas decisões (9,26%).

Na tabela abaixo, confira todas as alternativas e percentuais da pesquisa:



VEREADOR

Na sondagem para vereador, os eleitores escolheram espontaneamente vários nomes de suas preferências: O “mais votado” foram: Miguel da Saúde (7%), Chaguinha (6,2%), Fábio Morais e Amauri, empatados com 4,8%; Flávio Lopes, Ricardo Pacheco, Professora Elenir e José Pereira, empatados com 4%; Walisson (3,1%), Jorge Real e Edson Nunes, empatados com 2,6%.
Confira na tabela abaixo, os nomes e percentuais escolhidos pelos eleitores na pesquisa:



DADOS DA PESQUISA

Pesquisa realizada entre os dias 07 a 09 de abril de 2024 com 405 eleitores em 23 bairros e setores da cidade de Valparaíso. A margem de erro da pesquisa é de + ou – 4,9% e foi registrada no TRE-GO, com o número 09136/2024. Pesquisa assinada pela estatística Liliane Gazola, contratada pela própria empresa realizadora da sondagem.

Nenhum comentário