728

Saúde da mulher é fortalecida com atendimentos realizados em unidades hospitalares de Porto Velho

Share:

No Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro são ofertados exames de doppler sonografia obstétrica

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em alusão ao mês Março Lilás, alerta sobre a conscientização da prevenção ao câncer do colo de útero, e traz um guia de atendimento para os principais exames voltados à saúde da mulher, na Rede Estadual de Saúde, em Porto Velho. Os atendimentos são realizados gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e podem ser agendados de forma fácil nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) disponibiliza consultas médicas nas áreas de Ginecologia, nas especialidades de climatério, alterações em citologia oncótica, colposcopia, infanto puberal, pré-natal de alto risco e obstetrícia para avaliação de mola hidatiforme. Em 2023, foram realizados 11.278 atendimentos às mulheres na unidade.

No Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro são ofertados exames de doppler sonografia obstétrica, perfil biofísico fetal modificado, Ultrassonografia para Avaliação do Líquido Amniótico (USG ILA), USG morfológica, USG obstétrica, USG obstétrica com doppler, USG obstétrica com translucência nucal, USG transvaginal, USG transvaginal com doppler. A unidade hospitalar realiza, também, cirurgias ginecológicas de média e alta complexidade.

No Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI) são realizados os exames de USG de mamas, mamografia, obstetrícia, USG morfológica e transvaginal.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha pontuou que, são diversos os serviços direcionados ao público feminino, “a mulher pode buscar atendimento na Rede Estadual de Saúde, e estamos destacando alguns dos serviços mais procurados, entretanto, nosso rol de atendimentos é amplo e busca garantir o tratamento e prevenção”, destacou.

COMO AGENDAR O ATENDIMENTO

O agendamento acontece nas Unidades Básicas de Saúde, com apresentação do cartão do SUS, documento de identidade, comprovante de residência e número de telefone.

Após agendar, o pedido passa a ser registrado na Regulação Estadual, que entrará em contato via telefone. Conforme destacado pelo Governo do Estado, realizar os exames de rotina periodicamente é fundamental para a prevenção às doenças e promoção da saúde da mulher.

Nenhum comentário