728

Prefeitura inaugura sistema de água potável na Vila da Penha, distrito de Abunã

Share:

Salta-Z é uma iniciativa eficaz e acessível para garantir o acesso à água de qualidade, especialmente em regiões remotas

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), celebra mais uma conquista: a inauguração da quinta unidade da Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita, conhecida como Salta-Z. Desta vez, a comunidade beneficiada é a Vila da Penha, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital, pertencente ao distrito de Abunã.

A busca por melhorias na qualidade de vida dos cidadãos é um esforço contínuo da administração municipal, principalmente dos serviços de saúde e bem-estar das populações que vivem em comunidades mais remotas, como o fornecimento de água potável para consumo, por exemplo.

Desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Salta-Z é uma iniciativa eficaz e acessível para garantir o acesso à água de qualidade, especialmente em regiões onde as condições naturais dificultam a distribuição convencional. Toda a tecnologia é fornecida pela Funasa, enquanto a escolha das comunidades compete ao município, que emprega esforços e apoio de várias secretarias para colocar o sistema em funcionamento.


Salta-Z é uma iniciativa eficaz para garantir o acesso à água de qualidade

Por meio de processos de tratamento adequados, o sistema é capaz de remover impurezas e micro-organismos presentes na água, tornando-a segura para o consumo humano, dentro dos padrões de potabilidade preconizados pela legislação vigente, estimulando o desenvolvimento de ambientes saudáveis e o empoderamento das comunidades atendidas.

Walmir Ferreira, técnico do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, responsável pela manutenção das soluções alternativas, explica que o sistema funciona através da captação da água do rio, filtração e desinfecção no dosador de cloro, e conta com um reservatório de 5 mil litros. Segundo ele, dois membros da comunidade foram treinados para verificar a qualidade da água todos os dias e fazer a manutenção e reposição do cloro.

Mais de 800 moradores serão beneficiados com a Salta-Z na Vila da Penha, sendo 247 alunos favorecidos diretamente, pois o sistema foi instalado no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Santa Júlia.


A comunidade é a 6ª localidade a receber a iniciativa

Eliana Pasini, secretária de Saúde, aponta que “os benefícios para a saúde decorrentes da disponibilidade de água potável são inúmeros. Além de prevenir doenças transmitidas pela água contaminada, o acesso a uma fonte confiável de água contribui para a redução da incidência de problemas, especialmente entre crianças e idosos”.

Morador da comunidade há 16 anos, Rafael de Souza Rocha já começou a utilizar a água tratada da Salta-Z. Ele conta que o sistema é um facilitador para quem, como ele, utiliza água do poço. “O tratamento a gente mesmo que faz, com cloro, sem uma medida certa. Agora, com esse benefício que chegou, a gente tem água com qualidade garantida. Ficou ótimo para a comunidade”.

OUTRAS COMUNIDADES

Em Porto Velho, a Prefeitura trabalha na instalação de SALTA-Z desde 2020. Receberam o sistema até o momento: Agrovila de Caldeirita, Agrovila Rio Verde, Comunidade Brasileira, Vila Nova Aliança e Vila da Penha.A


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário