728

Confira pesquisa para vereador em Porto Velho, Dourado, Pastor Sandro e Júnior Versatil lideram

Share:


Porto Velho, RO - O Instituto Phoenix divulgou esta semana sua primeira pesquisa quantitativa para aferir a intenção de votos para a eleição de vereador e prefeito de Porto Velho. A pesquisa aproveitou para saber qual o tipo de critério utilizado pelo eleitor na hora de confiar seu voto.

A maioria dos eleitores (20,43%) escolheu a alternativa ´indicação de alguém´. A segunda alternativa mais escolhida (14,75%) foi troca de favores, e a terceira (11,35%) ´Boas Amizades´. Em quarto, a mais tradicional de todas as motivações para escolhas: ´Quem der mais/pagar melhor´, com 8,79%.

O mais surpreendente na pesquisa é que a sétima colocação ficou para a motivação ´Portaria/Ideologia´, que para a maioria da população, deveria estar entre as primeiras opções do eleitor. Outro fato interessante é que 32,1% dos eleitores que votaram no quesito ´Quem der mais/paga melhor´ possui renda familiar de até um salário-mínimo.

Na tabela abaixo, confira as alternativas estimuladas na pesquisa, os percentuais de cada uma delas e as faixas etárias dos eleitores:

Corrida para a Prefeitura está com empate técnico

No outro quesito da pesquisa, o mais importante, o Instituto realizou uma sondagem espontânea para saber qual o candidato a prefeito da preferência do eleitor.

O resultado da pesquisa apontou um empate técnico entre os três primeiros colocados: Mariana Carvalho (15,6%), Marcelo Cruz (13,9%), e Léo Moraes (12,3%). Na lista aparecem ainda os pré-candidatos Alan Queiroz (8,2%), Fernando Máximo (7,6%) e Samuel Costa (6,6%).

O percentual refere-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – que não leva em conta a tendência dos indecisos. Na tabela abaixo, confira todos os nomes e percentuais obtidos por cada pré-candidatos.

VEREADORES

O último quesito da pesquisa fala sobre a tendência eleitoral para a sucessão na Cãmara Municipal de Porto Velho. A lista dos dez primeiros colocados é formada pelos candidatos: Edimilson Dourado (7,6%), Pastor Sandro (6,8%), Junior Versátil (5,7%), Dr. Juscelino (5%), Claudir Rocha (4,6%), Dr. Junior Queiroz (4,4%), Lucas Donadon (3,49%), além de Fogaça do Observador e Dr. Luiz Ferrari (empatados com 3,7%) e Felipe do Site (3,5%).

Confira na tabela abaixo todos os nomes da sondagem espontânea e os percentuais obtidos por eles.

DADOS DA PESQUISA

Foram entrevistados 705 eleitores ente os dias 14 a 17 de março de 2024. A pesquisa possui margem de erro de + ou -4% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada pelo próprio instituto, na zona urbana e rural da cidade, e assinada pela estatística Liliane Costa (Conre no. 9065), e registrada no TRE-RO com o número 06058/2024.













Nenhum comentário