728

Com maior frota própria de transporte escolar do país, Prefeitura de Porto Velho transporta mais de 6.300 alunos por dia

Share:

São 160 ônibus, que rodam mais de 15 mil quilômetros todos os dias para levar e trazer as crianças da escola

Porto Velho, RO - Para enfrentar o grave problema da falta de transporte escolar, a Prefeitura de Porto Velho optou em adquirir novos ônibus e contratar motoristas e monitores. Hoje, o município possui a maior frota própria do país, com 160 veículos, que percorrem diariamente mais de 15 mil quilômetros, para conduzir os mais de 6.300 estudantes em 178 rotas/itinerários, contemplando 56 escolas. A Prefeitura investiu cerca de R$ 33 milhões para a aquisição da frota.

"Foi uma decisão ousada e que se revelou acertada. Fazíamos a contratação de empresas para realizar esse serviço, mas não atendiam a contento e isso gerava muitos transtornos e prejuízos aos alunos. Com a frota própria e profissionais contratados, estamos assegurando o direito de ir e vir dos estudantes, evitando a baixa frequência e a evasão escolar", explicou o prefeito Hildon Chaves.

Além da zona rural do distrito sede, o programa Caminho Certo atende também aos distritos de Rio Pardo, Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum, Abunã, Vista Alegre do Abunã, extrema e Nova Califórnia, além do Assentamento Joana Darc, Reassentamento Santa Rita e Vila da Penha.


Treinamento contou com 426 participantes

Formação

Os motoristas e monitores que integram o programa Caminho Certo foram capacitados para oferecer um serviço de transporte escolar qualificado. A Prefeitura promoveu o Encontro Municipal de Motoristas e Monitores do Transporte Escolar, com a participação de 167 motoristas, 167 monitores, 54 gestores escolares, 38 técnicos da Semed e convidados, totalizando 426 participantes.

No treinamento foram abordadas estratégias sobre direção defensiva, orientação sobre a segurança dos estudantes, entre outros pontos. O transporte escolar atende 27 Conselhos Escolares compostos por 56 escolas, sendo: 36 escolas municipais e 20 escolas estaduais. As escolas estaduais são atendidas pelo município através de convênio com o Governo do Estado (Programa Ir e Vir).A



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário