728

Prefeitura fornece estrutura de secretarias para fomentar e organizar o Carnaval 2024 em Porto Velho

Share:

Apoio aos movimentos culturais é uma marca da atual gestão municipal

Porto Velho, RO - Em mais uma demonstração de respeito e interesse de fomentar e fortalecer a cultura no município, como vem acontecendo nos últimos anos, a Prefeitura de Porto Velho tem proporcionado todo apoio necessário para a realização do carnaval na capital rondoniense.

Por meio da Fundação Cultural (Funcultural), a Prefeitura cuida da organização em geral da festa da Corte do Rei Momo, para que todos possam brincar e se divertir. Compete ao órgão municipal, por exemplo, organizar toda a festividade, incluindo os dias, locais e horários dos desfiles dos blocos carnavalescos, fazendo os ajustes necessários para que tudo ocorra da melhor forma possível.

SEMUSB

A Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), atendendo à determinação do prefeito Hildon Chaves, fica responsável pela limpeza das ruas onde acontecerão os desfiles, com equipes de 60 servidores que farão revezamento.

Os serviços de limpeza serão realizados todos os dias de folia, com ações antes, durante e depois da passagem dos blocos de rua. Segundo informou o secretário Cleberson Pacheco, todo material recolhido será descartado no aterro de resíduos sólidos.


Durante a folia, profissionais informarão sobre a importância da prevenção de doenças

Também compete à Semusb o cadastramento de vendedores ambulantes que têm interesse em trabalhar durante o Carnaval 2024 em Porto Velho. Saiba mais aqui.

SEMUSA

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) montaram uma verdadeira força-tarefa com objetivo de intensificar as ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante a folia, profissionais informarão sobre a importância da prevenção de doenças e uso de preservativos como meios eficazes para se precaver contra as ISTs, HIV/Aids, hepatites virais tipo B e C, além de evitar gravidez indesejada.

Farto material impresso explicativo, preservativos masculinos e femininos fazem parte dos itens que serão distribuídos gratuitamente para os foliões, entre outras ações que visam o bem-estar das pessoas.

Em Porto Velho, todos os estabelecimentos como unidades básicas, UPAs, sede da Semusa, Maternidade, CEM, entre outros, oferecem o preservativo gratuitamente.


Circuito Manelão tem objetivo de fomentar o turismo no período de carnaval

SEMDESTUR

Outra ação também muito importante este ano, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), foi o lançamento do Circuito Manelão, com objetivo de fomentar o turismo nesse período de carnaval.

Esse trabalho, na verdade, é um mapeamento dos principais eventos relacionados às atividades dos blocos de rua, agremiações de samba, eventos infantis e até mesmo agenda das festas que acontecerão na cidade.

As informações sobre o Circuito Manelão, além de outras rotas e circuitos turísticos, podem ser acessadas através do site oficial da campanha "O Melhor de PVH" ou pelo Instagram @omelhordepvh.


Semtran organiza o trânsito da capital durante desfile dos blocos

TRÂNSITO

Compete à Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), o trabalho de organizar e disciplinar o tráfego durante os dias de desfiles dos blocos em todas as regiões de Porto Velho.

Nas vias em que acontecerão os desfiles será proibido o estacionamento de veículos, especialmente caminhões e também caçambas tipo papa-entulhos. Essas mesmas vias serão interditadas com antecedência pelas equipes da Semtran, visando segurança para os foliões, mas também para as demais pessoas.

Outra novidade que a Semtran traz no período carnavalesco são os corredores de trânsito rápido, preferencialmente para utilização do transporte coletivo, veículos de aplicativos, táxis, ambulâncias e demais veículos que queiram e necessitam ter acesso rápido aos pontos de concentração e dispersão dos blocos carnavalescos. Em breve a Semtran divulgará as rotas dos corredores para conhecimento da população.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário