728

Saúde promove debate sobre ética e relacionamento interpessoal na assistência ao paciente

Share:

Workshop foi realizado pela Comissão de Ética de Enfermagem da Rede de Urgência e Emergência

Porto Velho, RO - “Ética e o relacionamento interpessoal na assistência ao paciente” foi tema de um workshop realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Comissão de Ética de Enfermagem da Rede de Urgência e Emergência. O evento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Enfermagem e reuniu servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Enfermeiro e presidente da Comissão de Ética das redes de urgência e emergência, Edmilson Junior explica que o objetivo do workshop foi apresentar aos diretores das unidades, responsáveis técnicos da enfermagem, orientações sobre gerenciamento de conflitos e a importância do respeito para com a deontologia, conjunto de atividades e comportamentos que são exigidos na atividade profissional.

“A deontologia refere-se aos deveres da enfermagem durante sua atuação profissional nos diferentes serviços e diversos níveis de complexidade. Na prática de enfermagem, constata-se o confronto com situações nas quais o profissional tem de escolher entre alternativas do saber-fazer. Para isso, é necessário o direcionamento, considerando o conhecimento específico, os valores, os princípios éticos e legais e as normas ou regras de conduta agregadas e foi justamente esses pontos que trabalhamos durante o workshop”, explica o presidente da comissão.


Na ocasião aconteceu ainda uma roda de conversa sobre gestão de conflitos

Os temas debatidos durante o evento foram: Comissão de Ética: O que é? Como atua? Conceito de ética na enfermagem; Relacionamento interpessoal do campo do trabalho; Sociodrama e discussão de caso ético.

Além das palestras, o evento promoveu uma roda de conversa sobre gestão de conflitos com a presença da coordenadora do Centro de Educação Técnico Profissional (Cetas), doutora em enfermagem Marcela Milrea. O aprendizado sobre ética profissional também foi oferecido de forma lúdica e divertida, com realização de dinâmica em grupo e momento musical com os presentes.

Para a diretora da UPA Sul, Veridiana Pedrosa, “participar do workshop foi um divisor de história. Um momento ímpar, onde entendemos que podemos fazer mais e diferente, com respeito, qualidade, ética e empatia. Ser um mediador de conflitos é desafiador, mas muito gratificante. Esse evento veio afirmar que podemos sim ser melhores a cada dia, respeitando e sendo respeitado, fazendo as escolhas certas, no momento certo”.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário