Prefeitura promove atendimentos de saúde às famílias acampadas nas imediações do Parque Natural - RONDONIA 319

Prefeitura promove atendimentos de saúde às famílias acampadas nas imediações do Parque Natural

Share:

Semusa disponibilizou uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais que realizou diversos serviços no local

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou uma importante iniciativa para levar atendimentos de saúde às 26 famílias que estão acampadas em frente ao Parque Natural de Porto Velho, há quatro meses. O trabalho envolveu uma equipe multidisciplinar para garantir que as necessidades médicas essenciais fossem atendidas.

No local foram realizados atendimentos médicos, prestados por três profissionais da estratégia de saúde da família, avaliação odontológica, vacinação de rotina e campanha, exames laboratoriais, testes rápidos para detecção de doenças e a disponibilização de medicamentos essenciais por meio de uma farmácia itinerante.

Michele Miranda, mãe de três filhos, vive em barraca há mais um ano, desde que foi expulsa da terra onde vivia com outras famílias, no Seringal Belmont. A situação precária de moradia e de vulnerabilidade social acompanha a mãe de família, enquanto aguarda a justiça decidir seu retorno para casa.

“Meus filhos estão sempre com problemas de saúde, infecção intestinal e gripe são os mais comuns. Como estamos muito longe da cidade, não temos como ir ao médico e por isso estão sempre doentes. Fiquei muito feliz com esse serviço aqui, perto de nós. Eu e meus filhos falamos com o doutor, as vacinas atrasadas foram aplicadas e ainda estou indo pra casa com os remédios em mãos. Ajudou muito”, comemora Michele.


Além das consultas, as pessoas puderam atualizar alguns exames e receitas

As 26 famílias acampadas somam ao todo 60 pessoas, sendo 11 crianças e seis idosos, um deles é Rufo Ojedo. Segundo ele, “a consulta foi a melhor coisa para atualizar alguns exames e receitas. Sou hipertenso e preciso desses remédios, mas sair daqui é muito difícil. Fiquei agradecido, muito bom mesmo”.

A força tarefa foi coordenada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa. Segundo a diretora, Fabíola Barros, uma equipe de 20 pessoas foi mobilizada para garantir os atendimentos àquela população.

“Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de dentistas, vacinadores e mais o pessoal de apoio, empenhados em prestar o melhor serviços para esses cidadãos. A Semusa montou uma estratégia completa, agradeço a todos os envolvidos nesse trabalho”, declarou a diretora.

A ação de saúde aos acampados atendeu a uma solicitação da Defensoria Pública de Rondônia que busca garantir a saúde e o bem-estar das famílias afetadas. Presente no local durante os atendimentos, o defensor público Sérgio Muniz Neves agradeceu o trabalho realizado pela Semusa.


O trabalho envolveu uma equipe multidisciplinar para garantir atendimentos médicos essenciais

“Estamos falando de uma população extremamente vulnerabilizada, sem acesso a saneamento básico, água potável e serviços de saúde, até agora. Como cidadão e defensor público, fico muito satisfeito com o trabalho desempenhado pela secretaria municipal de saúde”, declarou.

Para Eliana Pasini, secretária da Semusa, “a ação reflete o comprometimento da administração em garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos, mesmo em situações adversas como essa”.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário