Prefeitura promove oficina de cursos profissionalizantes gratuitos no auditório da CDL, em Porto Velho

Prefeitura promove oficina de cursos profissionalizantes gratuitos no auditório da CDL, em Porto Velho


Nomeado como “Avante Trabalhador, conquiste essa vaga”, o projeto visa preparar candidatos para as vagas temporárias de final de ano

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semdestur), através do Sine Municipal, em parceria com o Sebrae, Senai, Vox2You, Instituto Chance e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu na terça-feira (31) uma oficina gratuita de cursos de capacitação profissional. Nomeado como “Avante Trabalhador, conquiste essa vaga”, o projeto visa preparar candidatos para as vagas temporárias de final de ano nos estabelecimentos comerciais do município.

O evento aconteceu no auditório da Câmara dos dirigentes lojistas da (CDL), na avenida Carlos Gomes, no Centro, e reuniu cerca de 300 participantes, que estavam em busca de se desenvolver profissionalmente para alcançar uma vaga de emprego. Naiane Carvalho, Diretora do Departamento de Trabalho da (Semdestur), falou sobre a importância da capacitação.

“Com o programa Conquiste sua Vaga, o que buscamos é a excelência nos serviços oferecidos pelo comércio local, além de investir cada vez mais na capacitação e qualificação dos funcionários do setor. São 297 inscritos e, dessa maneira, acreditamos estar contribuindo para o desenvolvimento econômico de Porto Velho.

Isso porque os empregados dos estabelecimentos comerciais vão ter a oportunidade de crescer profissionalmente e as lojas a chance de vender mais, auxiliando assim o incremento da economia local”, disse Naiane.

CONTEÚDO


Carol Araújo destacou a importância de um currículo bem elaborado

Durante a noite de capacitações, profissionais de diversas especialidades estiveram presentes, inserindo aos candidatos treinamentos voltados para temas como a elaboração de currículos, marketing pessoal e oratória. Ferramentas que auxiliam o desenvolvimento pessoal, visando prepará-los para a chegada das vagas temporárias de final de ano no município.

“O currículo profissional é um documento que apresenta a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências de trabalho de um indivíduo, demonstrando assim suas competências e conhecimentos. O curso contempla as formas mais adequadas de apresentação curricular, por meio de dicas de elaboração do currículo profissional”, explicou Carol Araújo, fundadora do Instituto Chance.

Com o intuito de fazer com que uma pessoa se torne mais conhecida no seu ramo de atuação e ganhe mais autoridade, também foram abordadas informações sobre marketing pessoal, que, entre as principais vantagens, está o aumento da visibilidade no mercado de trabalho. Já o curso de oratória, estimulou a capacidade dos trabalhadores para falar em público, já que as habilidades ligadas à oratória estão sendo cada vez mais exigidas no ambiente de trabalho.

“Quase todas as funções dependem de uma boa comunicação, pois é o que permite às pessoas trabalharem em equipe, e atinjam resultados em conjunto. O curso de oratória é indicado para quem tem medo de falar em público. Elas podem ser aplicadas no dia a dia dos ambientes empresariais, por exemplo, em reuniões, entrevistas de emprego, apresentações, campanhas, eventos corporativos, aulas e treinamentos”, finalizou a fundadora do Instituto Chance.


Foram abordados temas como elaboração de currículos, marketing pessoal e oratória

Gleiciane Rocha, analista técnica do Sebrae, ressaltou que, com as capacitações, esses profissionais estarão qualificados para oferecer serviços e produtos de qualidade, que geralmente são encontrados em grandes centros urbanos. Ainda segundo a analista do Sebrae, fomentar o crescimento do município é fazer as engrenagens do desenvolvimento funcionarem de forma harmoniosa.

“Estamos aqui hoje para darmos início aos cursos de qualificação profissional. Precisamos ter profissionais técnicos adequados para conseguirmos fidelizar o nosso cliente. A parceria que temos com a Prefeitura de Porto Velho é muito importante, para que possamos fortalecer o comércio do município.

Quando temos pessoas preparadas no comércio local, elas vendem mais e o comércio cresce. Se não temos atrativos nos serviços e produtos que produzimos e oferecemos, inevitavelmente perderemos o nosso consumidor para outros centros comerciais”, afirmou.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários