728

Em mais uma ação voltada à proteção da mulher, MP participa da VII Atitude pelo Fim da Violência contra a Mulher em Porto Velho

Share:

Realização da sétima edição do evento pelo Fim da Violência contra a Mulher

Porto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia esteve presente na manhã desta sexta-feira (24/11), durante a VII Atitude pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento, realizado pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Rede Lilás), aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, em Porto Velho e contou com a participação dos Promotores de Justiça André Luiz Rocha de Almeida e Flávia Barbosa Shimizu Mazzini.

Em sua fala, o Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, que é coordenador do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAVIT), unidade com ações voltadas ao atendimento integral das vítimas e seus familiares, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, destacou o trabalho desenvolvido pela rede lilás e a sua importância no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O integrante do MPRO reiterou ainda a parceria do Ministério Público de Rondônia com a rede.

Na oportunidade, foi lançado oficialmente o Observatório do Feminicídio em Rondônia, iniciativa da qual o MPRO é parceiro, e ainda o projeto TCGEO RO Lilás, proposta que visa fomentar o observatório com informações sobre os tipos de violências, como e onde elas ocorrem.

Através do Observatório do Feminicídio busca-se firmar também um Termo de Cooperação entre órgãos estatais, entre eles o Ministério Público, com objetivo de unir esforços para o enfrentamento à violência de gênero.

De acordo com o Promotor de Justiça André Luiz, dentro dessa parceria, no âmbito do NAVIT já existe um projeto em andamento, que consiste no levantamento de dados de feminicídio em Rondônia e disponibilização para o observatório.

Conforme a programação, o evento contou ainda com a palestra da pesquisadora afiliada do Data + Feminism Lab do MIT, Alessandra Jungs, e com o lançamento do Prêmio Atitude, que homenageou instituições da Rede Lilás pela realização de boas práticas de gestão no enfrentamento à violência contra a mulher.

A VII Atitude pelo Fim da Violência contra a Mulher integra a campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero”.

Fonte: MP/RO

Nenhum comentário