Governador Marcos Rocha promove 4º Festival Internacional do Tambaqui em São Paulo nesta segunda-feira - RONDONIA 319

728

Governador Marcos Rocha promove 4º Festival Internacional do Tambaqui em São Paulo nesta segunda-feira

Share:

E foi o Tambaqui, o escolhido para representar a gastronomia rondoniense na maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2023

Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer o Tambaqui, como uma fonte de proteína saborosa para a população mundial e atrair bons negócios à cadeia produtiva de peixes, importante para a economia rondoniense, o governador de Rondônia, Marcos Rocha realiza na segunda-feira, 23, o 4° Festival Internacional do Tambaqui, em São Paulo.

O estado de São Paulo entrou no radar do Governo de Rondônia, como um dos polos de divulgação desta espécie, que se destaca na gastronomia rondoniense. O festival já foi realizado neste mês, em 14 municípios rondonienses, e se prepara para alcançar o público internacional na próxima quinta-feira, 26, quando chega à Miami.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da divulgação dos potenciais de Rondônia para a população brasileira e internacional. ‘‘Rondônia é um estado em pleno desenvolvimento, um polo de negócios para o Brasil, e com atrativos que o mundo precisa conhecer, como a nossa gastronomia, especialmente o Tambaqui, e é por isso que estamos realizando mais uma vez o nosso festival para São Paulo’’, pontuou.



Durante o festival em São Paulo, serão servidos pratos exclusivos, preparados com o Tambaqui, em um jantar de negócios, para autoridades e empresários, com o objetivo de expandir as empresas que processam e distribuem o Tambaqui pelo país, e ampliar nacionalmente o consumo deste peixe.

O festival é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e em parceria com a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar. Além de contar com a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae, e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui – Abratan.

LIDERANÇA NO BRASIL

Rondônia é líder na produção do Tambaqui no Brasil, segundo o Anuário da Piscicultura da Associação Brasileira da Piscicultura – Peixe BR, e tem do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi, o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção deste, ou seja, o Tambaqui é de Rondônia.

Em 2023, a costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice [serviço de alimentação], na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para trás mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo, que estavam na competição.

E foi o Tambaqui, o escolhido para representar a gastronomia rondoniense na maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2023, realizada no Rio de Janeiro.


Texto e fotos: Assessoria

Nenhum comentário