Com abertura nesta terça-feira (17), 2º ICLEI Amazônia vai debater inovações e desenvolvimento urbano sustentável - RONDONIA 319

728

Com abertura nesta terça-feira (17), 2º ICLEI Amazônia vai debater inovações e desenvolvimento urbano sustentável

Share:

Haverá mesas redondas, painéis, palestras e oficinas para que os participantes possam tratar dos temas

Porto Velho, RO - De terça a quinta-feira (17 a 19), Porto Velho será a sede do 2º ICLEI Amazônia. O evento tem a proposta de compartilhar e debater soluções inovadoras e conhecimento para o desenvolvimento sustentável urbano da região.

O local do encontro, que contará com a presença de várias autoridades e especialistas, será a sede do Instituto Federal de Educação (Ifro) da av. Calama, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte da capital de Rondônia. Na ocasião também acontecerá o 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.

Para a abordagem de vários temas como o modelo ideal de cidade amazônica, desenvolvimento econômico com foco na população e empreendedorismo, haverá mesas redondas, painéis, palestras e oficinas, entre outros, para que os participantes possam interagir.

Interessados em participar devem acessar o site www.sustentabilidadepvh.com.br e clicar no ícone “Quero me inscrever” para se cadastrar.

REDE GLOBAL

Com mais de 2.500 governos locais e regionais, o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global que está comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Presente em mais de 130 países, ele impulsiona ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono. O ICLEI no Brasil conta com 92 associados.

FÓRUM

O 1º Fórum de Sustentabilidade do município será realizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com várias entidades. Esse evento também vai abordar o desenvolvimento sustentável, combate às mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, entre outros.

Ainda na ocasião, acontecerá a 2ª sessão de 2023 do Fórum das Cidades Pan-amazônicas (FCPA) e o Encontro Regional Amazônia Fórum CB27. Ambos somam forças em prol do envolvimento das cidades amazônicas pelo desenvolvimento econômico sustentável.

ABERTURA

A cerimônia de abertura será às 17h30 de terça-feira (17), com a presença do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves; do governador de Rondônia, Marcos Rocha, do presidente da ADPVH, Marcelo Thomé e do Secretário Municipal Robson Damasceno da SEMA.

Também haverá a participação dos seguintes convidados:

- Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul
- Julia Sandner, diretora do Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS)
- Almir Suruí, líder indígena de Rondônia, empreendedor e diretor-presidente da Associação Metareilá do povo indígena Suruí
- Mauricio Guerra, diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano
- Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa (PB) e coordenador nacional do Fórum CB27.

Logo após a solenidade de abertura acontecerá uma Palestra Magna com Elkin Velásquez, representante regional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Para saber toda programação, as demais personalidades que vão abrilhantar o evento, e os temas a serem debatidos, basta acessar a página www.sustentabilidadepvh.com.br.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Nenhum comentário