728

INTERCÂMBIO - Estudantes do Ensino Médio podem concorrer a vagas para intercâmbio nos Estados Unidos

Share:

A divulgação da lista dos selecionados para participar do programa está prevista para o dia 3 de novembro de 2023, no site oficial do programa


Os estudantes contemplados irão participar de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos no período de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024

Estudantes de Rondônia que estão no Ensino Médio da rede pública e que se destacam em suas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor terão a chance de concorrer a vagas para participar do programa Jovens Embaixadores 2024, adotado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. As inscrições iniciaram no dia 30 de junho e seguem abertas até 13 de agosto de 2023 por meio do site.

O programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados implementado pelo Grupo + Unidos. Os estudantes contemplados irão participar de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos no período de 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é importante que os estudantes se engajem para participar. “O programa busca jovens que querem desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade, o que é louvável e só traz benefícios para o nosso Estado”, ressaltou.

EMPREENDEDORISMO

A titular da Seduc, Ana Pacini, explicou que, durante a viagem os jovens participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo, em Washington. “Depois, em uma cidade a definir, os selecionados participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem o seu perfil de liderança”, finalizou.

DESPESAS

As pessoas inscritas terão responsabilidade financeira apenas em relação ao deslocamento para a realização das avaliações escrita e oral, quando presenciais, durante o processo seletivo. Os selecionados terão custos adicionais relacionados à solicitação de emissão do passaporte brasileiro e eventuais despesas pessoais durante a viagem, como compras, telefonemas, excesso de bagagem, entre outros.

PRÉ-REQUISITOS

Os pré-requisitos listados no edital do programa são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do candidato. São eles: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; cursar o Ensino Médio na rede pública brasileira; estar cursando ao menos o 1º ano do Ensino Médio em 2023; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado para os Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em iniciativas de empreendedorismo ou impacto social em sua comunidade, por pelo menos seis meses.

RESULTADO

A divulgação da lista dos selecionados para participar do programa está prevista para o dia 3 de novembro de 2023, no site oficial do programa.

Texto: Ananda Carvalho Fotos: Arquivo Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário