728

CUIDADOS - Prefeitura de Porto Velho amplia ações de combate às queimadas urbanas e rurais

Share:

Fumaça causa transtornos à saúde pública


Fazer queimadas urbanas é crime ambiental

Com a chegada do verão amazônico, uma prática ainda comum e que gera muitos transtornos à saúde da população, as queimadas urbanas e rurais estão sendo combatidas com prevenção e orientação pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que lançou a campanha “A Queimada que Você Faz Apaga Vidas”.

"Infelizmente, ainda é comum para muitas pessoas juntar folhas, galhos e outros materiais no fundo do quintal e atear fogo, especialmente nessa época do ano. É uma prática prejudicial à saúde pública, que coloca em risco a fauna, pode trazer perigos para as pessoas, com incêndio e danos materiais", afirmou o diretor de fiscalização da Sema, Rainey Viana.

A campanha deste ano faz um alerta para as graves consequências que as queimadas trazem, especialmente à saúde da população. Com o clima quente e seco, associado à fumaça, o risco de agravar problemas respiratórios e aumentar o fluxo de pacientes em unidades de saúde da capital, principalmente entre crianças e idosos.

"Temos quatro equipes de plantão, agindo de forma preventiva, orientando e também multando, se for o caso. É preciso mudar essa cultura da queimada e esse é um trabalho que a Sema desenvolve inclusive nas escolas, difundindo entre os alunos uma nova visão acerca dessa prática", completou Viana.

Ele pontuou ainda que "qualquer foco de incêndio, a população pode acionar o nosso plantão, através do (69) 98423-4092, no disque denúncia que inclusive é whatsapp para receber fotos, vídeos e localização correta para que nossas equipes possam chegar em tempo hábil para o flagrante. Também pode acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193".

Fazer queimadas urbanas é crime ambiental, passível de multa, que pode variar de um a 100 mil UPFs, dependendo do causado ao meio ambiente, avaliado por um fiscal da Sema.

Texto: SMC Foto: Leandro Morais

Nenhum comentário