728

TECNOLOGIA - Serviço de emissão da Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Civil é integrado ao Portal do Cidadão

Share:

Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Civil de Rondônia, pode ser solicitada diretamente pela Plataforma do Portal do Cidadão 


O Serviço de emissão da Certidão da Polícia Civil, agora pode ser solicitado diretamente pela Plataforma do Portal do Cidadão

O Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia e Comunicação – Setic, em parceria com a Polícia Civil de Rondônia – PC, publicou o serviço de emissão da Certidão de Antecedentes Criminais, que agora pode ser solicitado diretamente pela Plataforma do Portal do Cidadão, atendendo ao Planejamento Estratégico de Rondônia em sua base de Gestão Estratégica, que visa aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

O cidadão que solicitar a emissão pelo serviço online, deve acessar o Portal do Cidadão, clicar em carta de serviços, digitar no campo de pesquisa: “Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Civil de Rondônia”, selecionar o tipo de atendimento e seguir o passo a passo informado. Após a solicitação do serviço o usuário poderá acompanhar o andamento pelo próprio portal, assim como também receberá notificações do serviço solicitado no email cadastrado no Gov.br.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal – IICC, Alexsandro Queiroz, a Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Civil de Rondônia, é um documento oficial e tem por objetivo informar a existência ou inexistência de registro de antecedentes criminais.

EMISSÃO ONLINE

O diretor acrescentou que, a integração dará maior visibilidade ao serviço, além de maior comodidade ao cidadão que necessita emitir a Certidão. “Antes o serviço era realizado de forma presencial e o cidadão se deslocava até uma unidade do IICC para ser atendido. Após o atendimento, a devolutiva da certidão era realizada por email. Agora, com o serviço presente no Portal do Cidadão, a emissão acontece de forma totalmente online. Para os estrangeiros, a solicitação ainda é realizada presencialmente no balcão de atendimento do ICC, pois é necessária a coleta de biometria”, ressaltou.

A gerente de Transformação Digital, Anny Ribeiro, explicou que o Governo Digital busca elevar a eficiência da máquina pública por meio de serviços públicos digitais e dentro deste cenário, possui aplicação direta no Portal do Cidadão. “As instituições e grandes empresas estão vivendo esse movimento. O Governo de Rondônia acompanhando essa nova realidade, realiza ações inovadoras que modernizam e simplificam a relação do Poder Público com a sociedade”.

O governador do Estado, Marcos Rocha enfatizou que, o desenvolvimento do Portal do Cidadão é fruto de análise e planejamento. “A integração de duas ferramentas que contribuem com o cidadão, reflete o compromisso do Poder Executivo Estadual, possibilitando por meio de procedimentos inovadores o atendimento das demandas, e consequentemente, a melhoria e qualidade de vida da população”, disse, destacando inclusive, que a plataforma atende ao Plano Estratégico de Rondônia no eixo de Gestão Estratégica, visando  aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

PORTAL DO CIDADÃO

O “Portal do Cidadão” é uma plataforma que integra e unifica os serviços de interesse do cidadão, como: agendamentos de Carteira de Identidade (RG); do Passe Livre do Idoso/portador de deficiências; Solicitação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH definitiva e mais outros 50 serviços prestados no Tudo Aqui. Além da realização de serviços como solicitações e acompanhamento de etapas de atendimento, o portal será canal direto de comunicação com informativos, campanhas e avisos relevantes.

Texto: Valéria Rodrigues Fotos: Valéria Rodrigues Secom - Governo de Rondônia

Nenhum comentário