Com os novos equipamentos, será possível reduzir o esforço físico, otimizar tempo e insumos, além de ampliar a área de cultivo com mais eficiência e sustentabilidade
Os equipamentos agrícolas representam um avanço importante para comunidades que, historicamente, dependem do trabalho manual para garantir a produção de alimentos. Com os novos equipamentos, será possível reduzir o esforço físico, otimizar tempo e insumos, além de ampliar a área de cultivo com mais eficiência e sustentabilidade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desenvolvimento sustentável e a valorização das populações indígenas é fundamental. “Estamos trabalhando para fortalecer todos os setores produtivos em todos os cantos do estado, com respeito a diversidade cultural e incentivo a produção rural que gera autonomia e dignidade às comunidades”, ressaltou.

A ação também reforça a geração de renda e a valorização das práticas produtivas sustentáveis
O secretário de Agricultura, Luiz Paulo, enfatizou que a entrega reflete o compromisso do governo em garantir tecnologias no campo. “Esse investimento promove inclusão produtiva e fortalece cadeias importantes como o café, o açaí e o mel, que são cultivados com excelência pelas famílias indígenas da região.”
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
A ação também reforça a geração de renda e a valorização das práticas produtivas sustentáveis. A presença do estado nessas comunidades reforça o protagonismo dos povos indígenas no desenvolvimento de Rondônia.
O cacique Edmar Aruá, agradeceu pela entrega dos equipamentos e frisou que os equipamentos auxiliarão na produção de café. “Esses equipamentos são essenciais para mecanizar nosso trabalho com o café e também ajudará nas futuras cadeias produtivas que pretendemos atuar.”
A comunidade Aruá é uma das referências na produção de café, que já foram premiados no Concafé em diversas edições, e com o apoio técnico e estrutural do governo de Rondônia, segue ampliando seu papel como exemplo de organização e produtividade.
0 Comentários