Cidades do Cone Sul de Rondônia receberão 10ª edição do projeto MP Itinerante

Cidades do Cone Sul de Rondônia receberão 10ª edição do projeto MP Itinerante

Durante quatro dias, comunidades mais afastadas do eixo da BR-364 terão acesso a um mutirão de serviços essenciais

Porto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) promove, de 29 de julho a 1º de agosto, a 10ª edição do projeto MP Itinerante – Cidadania em Todos os Lugares, que levará atendimentos e serviços públicos a quatro municípios do interior do estado, na região do Cone Sul. A ação ocorrerá em Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Chupinguaia, das 8h às 17h, e tem como objetivo garantir o acesso a direitos fundamentais, especialmente para quem vive em regiões mais distantes dos centros urbanos.

Durante o evento, equipes do MPRO estarão disponíveis para acolher denúncias e oferecer orientações jurídicas nas áreas de infância e juventude, saúde, educação, segurança pública, direitos da pessoa idosa, assistência social, meio ambiente e violência doméstica.

Moradores terão acesso à emissão de documentos pessoais, como a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de serviços como emissão de Carteira de Trabalho digital e certificado de reservista. Também haverá atendimentos voltados a microempreendedores, informações sobre seguro-desemprego e FGTS, educação fiscal e regularização de IPVA e CNH.

Além do MPRO, participam da ação órgãos estaduais, federais e instituições parceiras, como a Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Cartório de Registro Civil, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Sine, Emater, Sedam, Idaron, Energisa, Detran, Procon e Correios, entre outros.

Cidadania em todos os lugares

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado (Caop), procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, o MP Itinerante busca enfrentar desigualdades no acesso a serviços básicos e garantir que direitos fundamentais cheguem a todas as regiões. “A proposta é superar barreiras geográficas e garantir que todos os cidadãos tenham seus direitos respeitados, onde quer que estejam”, afirmou.

Segundo o procurador, a iniciativa também tem caráter educativo e preventivo. “Ela aproxima o Ministério Público da realidade das comunidades e fortalece a confiança da população nas instituições públicas”, completou. Antes do início das atividades, o MPRO visitou os municípios para alinhar a organização com as lideranças locais.

Cronograma

Cabixi – Terça-feira (29/7), na escola José de Anchieta
Pimenteiras – Quarta-feira (30/7), na escola Inácio de Castro
Corumbiara – Quinta-feira (31/7), na escola Doutor Oswaldo Pianna
Chupinguaia – Sexta-feira (1/8), na escola Moacyr Caramello

Direito Protegido

O MP Itinerante visa garantir o direito à cidadania, por meio do acesso a serviços públicos essenciais e da atuação direta do MPRO nas comunidades. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover justiça, igualdade e inclusão para toda a população rondoniense.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Postar um comentário

0 Comentários