Os atendimentos são diários com uma média de 17 a 25 pacientes
O CDMM atende uma média de 17 a 25 pacientes, diariamente apenas na sala de diálise do setor. A equipe, composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados, garante que os pacientes recebam o suporte necessário, incluindo aqueles que estão em leitos de UTI vinculados a um total de 32 a 45 pacientes atendidos, diariamente, em média. A maioria dos atendidos são de unidades, como: o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Pronto-Socorro João Paulo II, Cemetron, Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e Hospital Infantil Cosme e Damião.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse serviço fortalece a rede estadual de saúde, com foco na eficiência e no cuidado integral com os rondonienses, “o objetivo é garantir um sistema de saúde mais acessível ao cidadão,” ressaltou.
A unidade disponibiliza profissional nefrologista e equipe técnica de plantão para atender urgências de pacientes crônicos ou agudos.
DIÁLISE PERITONEAL DOMICILIAR

“Somos referência em atendimentos de nefrologia” , diz o diretor Gilmar Meireles
O setor de nefrologia também oferece o tratamento de diálise peritoneal domiciliar, que consiste em um procedimento realizado na casa do paciente. Nesse tipo de tratamento, o próprio paciente (ou um cuidador treinado) realiza os procedimentos com a devida orientação da equipe de saúde. As vantagens incluem maior liberdade para manter uma rotina ativa e menos necessidade de deslocamentos às unidades de saúde.
O diretor do CDMM, Gilmar Meireles, destaca que os pacientes renais crônicos que necessitam de diálise peritoneal domiciliar têm a possibilidade de solicitar o serviço via unidade vinculado. Ele enfatiza que esse tratamento proporciona mais qualidade de vida e conforto aos pacientes. “Oferecemos o treinamento necessário para os cuidados”, explica Meireles.
Além disso, é oferecido o serviço de implante do cateter de Tenckhoff através do departamento de cirurgia do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro (HBAP), que é o acesso para realização da terapia renal na modalidade de Diálise Peritoneal.
Para acessar o serviço de diálise peritoneal domiciliar, o paciente deve procurar a equipe multidisciplinar ou o seu médico vinculado a alguma unidade especializada em terapia renal que irá enviar o laudo médico para o e-mail regulanefro@gmail.com. Após o envio, o pedido passará por uma análise social e pela regulação necessária. Essa etapa é fundamental para garantir que o tratamento seja disponibilizado de forma adequada e personalizada para cada paciente.
CENTRO DE DIÁLISE DE ARIQUEMES (CDA)
Em Ariquemes, também são oferecidos os serviços de nefrologia. O Centro de Diálise (CDA) realiza atendimentos e exames ambulatoriais em pacientes crônicos, encaminhados por meio da regulação de unidades hospitalares e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além disso, atende 200 pacientes fixos que realizam hemodiálise três vezes por semana. O CDA funciona das 07h às 19h e está localizado na Avenida Capitão Silvio, 3578 – Apoio Rodoviário Sul, Ariquemes.
0 Comentários